Secretaria da Educação divulga dicas para obtenção do diploma do Encceja
Estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), referentes ao Ensino Médio, já podem acessar os resultados individuais. Basta fornecer informações de CPF e senha. As notas foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar, siga o link:
http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.
Abaixo, a Secretaria da Educação (Seduc) esclarece cinco dúvidas que aparecem em suas redes sociais referentes ao tema. Confira:
Como solicitar o certificado ou declaração de proficiência do participante após a divulgação dos resultados do Exame?
O participante deve estar portando documento de identidade, CPF, boletim de desempenho e senha para que as notas sejam verificadas no sistema. O certificado fica pronto em 20 dias úteis. O pedido deve ser feito na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) mais próxima do candidato – em Porto Alegre, no setor da Eja, dentro do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação (DP/Seduc). No interior, algumas CREs estão agendando, por telefone, o atendimento. Para saber o endereço e o telefone da Coordenadoria mais próxima, confira no site da Seduc. Basta clicar abaixo:
http://www.educacao.rs.gov.br/coordenadorias-regionais-cre.
Qual é a pontuação mínima necessária para o participante obter certificação nas provas objetivas e de redação do Ensino Médio?
Para obter a certificação do Ensino Médio, o participante deverá alcançar, em cada uma das provas objetivas, no mínimo, o nível 100 (cem). Para obter proficiência na prova de redação, a nota deverá ser igual ou superior a 5 (cinco).
Para obter a Declaração Parcial do Ensino Médio na área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir duas notas mínimas ao mesmo tempo: 100 (cem) pontos na prova objetiva e no mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.
Posso aproveitar a declaração de proficiência de resultados do Enem para certificação do Encceja do Ensino Médio?
Sim. Quem já fez o Enem entre 2009 a 2016 e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento poderá aproveitar o Encceja para concluir a área de conhecimento desejada e obter a certificação.
Os resultados de edições anteriores do Encceja podem ser aproveitados?
Sim. Poderá ser solicitado o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento, avaliadas nas edições do Encceja de 2007 a 2017, para fins de certificação. É importante que a Declaração Parcial de Proficiência seja apresentada à Unidade Certificadora, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).
Posso aproveitar os resultados parciais do Encceja no Neeja?
Sim. É necessário que a Declaração Parcial de Proficiência da Unidade Certificadora seja apresentada no Neeja, comprovando a eliminação de um ou mais componentes curriculares (disciplinas).