Mutirão do Departamento de Vigilância Sanitária faz recolhimento de recicláveis no FUNCAP

Mutirão de recicláveis, uma iniciativa do Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), de Cachoeira do Sul, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, fez uma limpa  quinta-feira à tarde no Bairro Funcap, zona norte da cidade. A ideia é recolher inservíveis e equipamentos eletrônicos já descartados pelos moradores. Com este projeto, que ainda não tem um cronograma estabelecido de data, o objetivo é evitar o uso de vias públicas e sangas para o despejo de material, que estraga ou caiu no desuso. No caso do Funcap, o DVS teve a parceria da empresa cachoeirense, que recolhe equipamentos eletrônicos.

No Bairro Funcap, por exemplo, os agentes da DVS comunicaram os moradores do mutirão um dia antes e, por isto, foram recolhidos pneus, madeiras, eletrônicos e outros utensílios e equipamentos. “Esta ação também conscientiza as comunidades e, alguns casos, evita a proliferação de mosquitos”, afirmou a coordenadora do DVS, Rosineli Perez, acrescentando que na maioria das vezes muitos objetos são jogados nos pátios ou nas ruas e, quando chove, acumulam água o que pode se transformar em um criadouro de mosquitos.

Segundo Rosineli, os agentes orientam as famílias a recolher o material em desuso e, com um caminhão cedido pelo Meio Ambiente, é realizada a coleta. “Nós não fizemos a limpeza de pátios, mas orientamos sobre os problemas que podem ser causados se não existir um descarte adequado.

Normalmente, pneus, partes de geladeiras, máquinas de lavar, sofá, fogões e plástico são jogados em sangas e arroios e, em dias de chuva, causam entupimento de canais e represamento de água. A ação no Bairro Funcap foi bem recebida pelos moradores e deverá se estender para outros pontos da cidade.

 

 

em colaboração com Jornal O Correio