Comércio gaúcho já recolheu mais de 64 toneladas de lâmpadas fluorescentes em desuso, com o apoio da Fecomércio-RS
O comércio do Rio Grande do Sul já recolheu 64.177 quilos de lâmpadas fluorescentes inservíveis desde que a Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema (nº 333/2016), que dispõe sobre o descarte e destinação final destes resíduos, foi aprovada. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305), da qual a Logística Reversa faz parte, tem estimulado o poder público e os empresários de diversos setores a debaterem como dar a destinação correta a itens que, após o seu uso, podem vir a causar danos ao meio ambiente.
Com a finalidade de realizar a coleta, transporte, destinação correta e a descontaminação das lâmpadas fluorescentes em desuso, foram instalados pontos de coleta desse resíduo em estabelecimentos comerciais de todo o estado. A Fecomércio-RS, como representante do setor terciário gaúcho, tem reforçado cada vez mais a responsabilidade empresarial no desenvolvimento sustentável do RS e, a partir de um trabalho conjunto com sindicatos empresariais filiados e empresários do comércio, já instalou 151 pontos de coleta em todo o RS.
Benefícios
Ao participar do programa de Logística Reversa, os comerciantes têm os seguintes benefícios:
– Zero custo para o lojista. Os custos com coleta, transporte, equipamentos e a destinação final são responsabilidade da Reciclus (organização sem fins lucrativos que atua como entidade gestora do processo de Logística Reversa de Lâmpadas);
– Aumento do tráfego no ponto de venda e atração de novos clientes qualificados e conscientes com o meio ambiente;
– Capacidade de realizar campanhas promocionais;
– Passam a ser a primeira opção do consumidor na hora da compra, em virtude do descarte correto;
– Atendem às legislações nacional e estadual vigentes;
– Ganham maior relevância frente à comunidade;
– Aliam o nome da empresa a um projeto de sustentabilidade de nível nacional e com ampla divulgação;
– Ajudam a diminuir os impactos ambientais, trazendo benefícios para a sociedade e para o planeta.
Para participar do programa e receber as lâmpadas, os estabelecimentos comerciais devem aderir ao sistema por meio de um Termo de Parceria com a Reciclus, que fornece o coletor e faz todo o processo de coleta e destinação, sem custo algum. Os comerciantes interessados em aderir à Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes ou obter mais informações sobre como cumprir a legislação podem entrar em contato com o Comitê de Sustentabilidade da Fecomércio-RS, com Daniela Castanheiro, pelo e-mail comitesustentabilidade@fecomercio-rs.org.br.