Caso Boate Kiss: Definida data de Júri em Santa Maria
O primeiro júri do processo criminal que apura as circunstâncias relacionadas ao incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, será realizado no dia 16/3/2020.
Em sua decisso o Juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santa Maria, confirmou a data do julgamento dos acusados Luciano Augusto Bonilha Leão, Marcelo de Jesus dos Santos e Mauro Londero Hoffmann.
O quarto réu, Elissandro Callegaro Spohr, será julgado na Comarca de Porto Alegre, ainda sem data definida.
O júri acontecerá no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das 10h. O acesso da imprensa ao local será permitido mediante credenciamento prévio.
A tragédia
No dia 27 de janeiro de 2013,artefatos pirotécnicos acionados indevidamente pela banda que se apresentava, provocou a queima da espuma de revestimento acústico. O incêndio na Boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu outros 680, na cidade de Santa Maria,Rs.
Correição e desaforamento
O magistrado havia determinado a cisão do processo criminal, dividindo em dois os julgamentos dos réus (Marcelo e Mauro seriam julgados em 16/03/2020 e Elissandro e Luciano, em 27/04/2020).
As partes recorreram da decisão ao Tribunal de Justiça. Em 12/12/19, a 1ª Câmara Criminal do TJRS julgou os pedidos de correições parciais e de desaforamento interpostos pelo Ministério Público (MP), Assistente de Acusação e réus.
Os magistrados atenderam a defesa de Elissandro Spohr, para desaforamento do julgamento (transferência para outra Comarca), e ele será julgado em uma Vara do Júri de Porto Alegre, em data a ser marcada.
Já nas correições parciais, foi determinado o julgamento único dos outros três acusados, em Santa Maria.
Proc. 21300006967 (Comarca de Santa Maria)