Grupo de estagiários trazem primeiros resultados da Revisão do Plano Diretor

Nesta terça-feira, 21, os cinco estagiários da UFSM que estão colaborando na revisão e construção do Plano Diretor apresentaram um relatório sobre a primeira semana de atividades. Foram produzidos dados sobre os temas Macrobacias/Drenagem, Sistema Viário, Vegetação, Hierarquia das Ruas e Uso do Solo. Todos os dados levantados servirão de base para as análises que embasarão a Revisão do Plano Diretor.
O que foi levantado nesta primeira semana pelos estagiários
O relatório de macrobacias consta que existem 18 delas na malha urbana, identificadas a partir do escoamento e do relevo do local. A partir de agora elas serão denominadas, conforme os mapas antigos, e serão verificadas as galerias. Após, será calculada a vazão de cada microbacia;
A respeito do sistema viário, estão sendo levantadas informações sobre carga e descarga, gabaritos e pavimentação. No momento, estão sendo mapeadas as ruas (com nome/trecho) sem pavimentação, com pavimentação permeável e com pavimentação impermeável;
O levantamento sobre a vegetação foi iniciado pelas regiões perimetrais, onde há maior concentração de vegetação.
Dentro da definição da hierarquia das ruas, uma das atividades é a divisão das ruas em coletoras, arteriais e locais. Esse trabalho está sendo feito com base nos critérios do Código de Trânsito Brasileiro, no tipo de uso das ruas, na sua infraestrutura e velocidade permitida;
Outro mapeamento apresentado foi o do uso do solo, onde há divisão entre residencial, uso misto, comercial, além de áreas sem ocupação. Neste mapa serão acrescentadas informações fornecidas pelo Setor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura.
Próximos passos
A fase atual em que se encontra a revisão do Plano Diretor é a de consolidação da base de dados, que deverá ser concluída em março, e culminará na primeira audiência pública; após será a fase da análise de dados, que deverá ser concluída no final de julho e que resultará na segunda audiência pública; a terceira e última fase será a produção do documento técnico parcial que será levado para a terceira audiência pública. Depois desta audiência pública, será feita a redação final que será remetida à Câmara de Vereadores.

O Grupo Técnico se reunirá sempre às terça-feiras, como já vinha acontecendo, e os estagiários apresentarão relatórios semanais das atividades desenvolvidas. Servidores das secretarias municipais, que compõem a Equipe Multidisciplinar, também estão coletando informações, até o final de janeiro, para a base de dados.
Blog – A revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul está sendo documentada através de um blog criado e alimentado pela equipe responsável pela revisão. O blog pode ser acessado pelo endereço planodiretorcs.wixsite.com/revisao e nele os internautas poderão encontrar fotos, informações e dados a respeito do trabalho desenvolvido e como ele interfere na vida dos cidadãos.

 Eloisa Uliana – Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Cachoeira do Sul