Secretaria da Saúde e municípios reforçam necessidade de busca aos faltantes da segunda dose de vacina contra a Covid

A Secretaria da Saúde (SES) reforçou, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a necessidade de municípios realizarem busca ativa aos cidadãos que receberam uma dose da vacina contra a Covid-19 e ainda não retornaram ao serviço de saúde para a segunda dose, já passado o tempo ideal de intervalo.

Em todo o Estado, são 199.358 pessoas nessa situação ou que não tiveram a aplicação da vacina registrada no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI). Desse total, 121.908 são referentes a vacina Coronavac, 77.429 da Astrazeneca, e 21 da Pfizer.

“Não temos falta de vacina no Estado. As doses estão disponíveis porque foram distribuídas, e estão esperando os cidadãos para completar o esquema vacinal. Não podemos deixar doses paradas”, disse a secretária adjunta da SES, Ana Costa. “Quem receber só uma dose de vacina que requer reforço não está ainda imunizado por completo. É como se tivesse tomado apenas metade de um medicamento”, comparou.

Entre as estratégias sugeridas, está a busca ativa por nome dos faltantes. A SES está enviando listas nominais atualizadas aos municípios, que podem fazer contato por meio de agentes comunitários, rádio e jornais locais ou associações comunitárias. Os relatórios sobre os faltantes são gerados com base em dados informados pelos próprios municípios ao SI-PNI. Os municípios podem ter esses dados por conta própria, mas a SES fornece as informações consolidadas para acelerar e facilitar o trabalho dos gestores municipais.