Entulho, galhos de árvores colocam em risco Ponte do Botucaraí
Sujeira, entulho, galhos de árvores e o grande volume de água colocam em risco a ponte de madeira sobre o Arroio Botucaraí, interior de Cachoeira do Sul. Não é a primeira vez que isto acontece, mas devido à inundação do arroio, há perigo de novo desabamento da ponte, que faz a ligação com a localidade Bexiga numa região produtora de arroz, soja e também de pecuária.
Os moradores da região estão apreensivos. Eles pedem providências urgentes de parte da Prefeitura. A base da ponte pode estar comprometida pela força da água e pelas árvores que foram arrastadas pela correnteza. O Arroio Botucaraí também alaga a várzea e é um dos afluentes do Rio Jacuí.
A Secretaria do Interior já tem conhecimento da situação. O secretário Marcos Carneiro disse que o caso está sendo acompanhado e já foi solicitado apoio à Defesa Civil e também ao Exército. “No momento não temos como colocar uma retroescavadeira em cima da ponte”, afirmou, acrescentando, que por isto, esperamos que o Exército nos auxilie.
O secretário também destacou que as árvores que estão junto à ponte precisam ser cortadas e, neste caso, é preciso ter muito cuidado. “O Exército informou que somente na segunda-feira (7) poderá nos auxiliar com um guindaste”, destacou. Marcos Carneiro salientou ainda que neste meio tempo espera que o nível do Botucaraí baixe, para que o serviço seja feito com segurança.
No Governo Marlon Santos, a ponte em razão do mesmo problema acabou caindo, foi necessário ajuda do Exército para construção de uma nova ponte no local