Governo Leite garante reposição de 5,53% para professores ativos e aposentados e não cumpre Lei do Piso
O governador Eduardo Leite apresentou nesta quinta-feira uma alteração no texto encaminhado para Assembléia Legislativa na semana passada. Pela nova proposta, todos os professores, sejam ativos ou inativos, terão um ganho salarial de, no mínimo, 5,53%. O Governo do Estado continua não cumprindo com isso a Lei do Piso Minimo Nacional
A mudança no projeto foi detalhada por Leite e alguns secretários em reunião com deputados da base aliada. O índice de 5,53% não foi escolhido ao acaso: é o mesmo percentual de reajuste aprovado pela Assembleia para o salário mínimo regional, na terça-feira (14).
A mudança no projeto beneficia todos os professores que não teriam aumento salarial com o projeto original (160 ativos e mais de 30 mil aposentados) e também aqueles que teriam um reajuste menor do que 5,53%. O impacto financeiro subiu de R$ 650 milhões para R$ 730,6 milhões anuais.
Com a nova proposta, o governo espera convencer os deputados a aprovarem o projeto na próxima semana, visto que a primeira versão não foi aceita pelos aliados ao Piratini. As bancadas do PP, MDB e PSDB emitiram nota solicitando alterações no projeto, principalmente no sentido de conceder algum reajuste para os aposentados.
Fonte Gaúcha/ZH e Rádio Fandango