Programa Saúde com Agente tem 62 inscritos
A Secretaria Municipal da Saúde está mobilizando os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias para o Programa Nacional Saúde com Agente, que vai capacitar os servidores oferecendo formação técnica dos servidores em todo o país, em conformidade com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Na sexta-feira passada (11/03), a equipe técnica da SMS, acompanhada do secretário Marcelo Figueiró, reuniu os colaboradores para explicar o programa e destacar como a qualificação dos profissionais vai ampliar o trabalho que atualmente já é desenvolvido pelos agentes em suas áreas de atuação. Neste encontro, 48 colaboradores estiveram presentes.
Prosseguindo até a próxima sexta-feira – começou a fase de formalização da adesão dos agentes, participação essa que é espontânea e que exige o ensino médio completo. De acordo com a equipe destacada para prestar o suporte no atendimento aos ACS e ACE (uma estação de trabalho foi montada na SMS para o esclarecimento de dúvidas e inscrições do setor), até o final deste expediente 62 inscrições do total de 74 servidores estarão formalizadas somente no primeiro dia. Em suma, a capacitação, totalmente online, vai habilitar os servidores a prestarem procedimentos clínicos (aferição da pressão arterial e da glicose capilar, análise da oximetria e verificação da temperatura corporal) durante as visitas domiciliares, atendimentos que até o momento ficam reservados à equipe de enfermagem junto aos postos de saúde. As aulas estão previstas para iniciarem em maio, via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
ATENÇÃO PRIMÁRIA FORTALECIDA
Com a qualificação da categoria, os municípios poderão fortalecer a atenção primária, levando mais cuidados preventivos e curativos além dos muros das unidades. Neste acolhimento mais completo dos agentes diretamente nas residências já agendam-se as demandas para a agenda do posto de saúde, fortalecendo o vínculo do morador com sua unidade de referência. “Com estratégias assim contribuímos para a redução das filas em busca de atendimento, além de preservamos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para os casos de maior urgência”, analisa o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.
MATERIAL GARANTIDO
No tocante ao incentivo financeiro de apoio ao programa, além do custeio das bolsas de preceptoria, cada agente inscrito no curso de formação técnica receberá um medidor de pressão arterial para adicionar ao seu kit de trabalho. Cada ESF com agente em treinamento, por sua vez, receberá recursos específicos à aquisição de oxímetro e glicosímetro.