Vacinação pediátrica em horário integral a partir de sexta-feira em Cachoeira
Tendo em vista o início do ano letivo e a preocupação com o contágio pelo coronavírus em salas de aula, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, decidiu ampliar o horário destinado à vacinação contra a Covid-19, a partir desta sexta-feira (18/03), em toda a rede municipal.
Embora a decisão tenha sido tomada com foco na imunização pediátrica, os ajustes que vêm sendo promovidos pela SMS, em termos de pessoal para o atendimento e adaptações de salas nas unidades, vai permitir que toda e qualquer vacina possa ser aplicada durante o expediente integral (7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min) em qualquer um dos postos de saúde anunciados.
Até então, a vacinação das crianças vinha sendo promovida somente no turno da tarde, tendo em vista a logística envolvida pelos protocolos do Ministério da Saúde, em que crianças entre cinco e 11 anos de idade (com ou sem comorbidades) precisam ser mantidas sob observação por 20 minutos após a aplicação do imunizante. “Precisamos priorizar nossos esforços na vacinação das crianças e adolescentes se quisermos conter a propagação do vírus nas escolas”, assinala Marcelo Figueiró. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e na Estratégia de Atenção Primária (EAP) Alto do Amorim, por exemplo, a imunização de adolescentes e adultos contra o coronavírus (sempre preservando o público infantil) vinha ocorrendo apenas no turno da manhã mas, com a reorganização dos espaços, poderá ser estendida também para a tarde. A mesma regra passará a valer, já nesta sexta-feira, para a vacinação de rotina (influenza/gripe, tríplice viral, pentavalente, hepatite b, entre outras): 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.
INFLUENZA E SARAMPO
Além de atender a uma reivindicação dos pais dos estudantes, a Secretaria da Saúde – ao padronizar os horários da vacinação, seja contra a Covid-19 ou demais doenças incluídas no calendário regular – antecipou-se ao adaptar estruturas e equipes à 24ª Campanha Nacional contra Influenza (gripe). A primeira etapa da ação inicia em quatro de abril, com a aplicação dos imunizantes em idosos a partir dos 60 anos de idade e em trabalhadores da saúde. A segunda etapa da campanha acontece a partir do dia três de maio.
Através de informativo, o Ministério da Saúde está reforçando ainda a importância da imunização contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha da vacinação 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.
VACINAÇÃO A PARTIR DE SEXTA-FEIRA (18/03)
EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, e ESF Bairro Tupinambá
7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
Vacinação Covid-19 pediátrica, adolescentes e adulta
Vacinação de rotina
EAP Alto do Amorim
7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
Somente vacinação Covid-19: pediátrica, adolescentes e adulta