Programa da Secretaria de Saúde ” Vacina na Escola” começou pelo Instituto João Neves

A comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura recebeu a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, nesta sexta-feira (18/03), para debater aspectos relevantes da vacinação infantil contra a Covid-19.

A ação educativa marcou o lançamento do Programa Vacina na Escola, criado pelo titular da SMS, Marcelo Figueiró, com o propósito de conter a propagação do coronavírus nas salas de aula. Nas duas intervenções realizadas neste primeiro dia, às 8h e às 13h30min, a iniciativa mobilizou pais e responsáveis por cerca de 300 estudantes do pré a 5ª séries.

Acompanhado da coordenadora da equipe de enfermagem da secretaria, Patrícia Fagundes, e da responsável pela Vigilância Epidemiológica, Andréa Santos, o secretário Marcelo Figueiró liderou o encontro, através do qual o público recebeu orientações sobre a campanha de vacinação como um todo, incluindo aspectos diretamente ligados à aplicação dos imunizantes em crianças a partir dos cinco anos de idade. “São nessas oportunidades que poderemos discutir o tema sob o prisma da ciência, abrindo espaço para que os pais esclareçam suas dúvidas e tenham seus temores esclarecidos pela área técnica”, argumenta Figueiró.

Na próxima semana, mais duas ações estão previstas no calendário do programa: quarta-feira (23/03), às 16h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, no Bairro Fátima, e sexta-feira (25/03), às 16h45min, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Baltazar de Bem, no Bairro Marina.

Durante esses encontros, a proposta do secretário e sua equipe é averiguar a adesão do público-alvo e, de acordo com a demanda verificada, confirmar uma possível agenda coletiva de aplicação das vacinas na própria escola. Embora o foco do programa seja incentivar a vacinação infantil e de adolescentes no ambiente escolar, o titular da SMS explica que o programa deverá incrementar a busca pelo imunizante em outras faixas etárias. “Serão ocasiões onde também aproveitaremos para reiterar a importância da pontualidade das aplicações”, pondera o secretário, fazendo uma referência direta aos faltosos das 2ª doses e das doses de reforço contra a Covid-19. Junto ao lançamento do “Vacina na Escola”, nesta sexta-feira a Secretaria da Saúde padronizou em todos os postos da rede municipal o horário integral para a imunização contra a Covid, em qualquer uma das faixas etárias.


VACINAÇÃO COVID-19

EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, e ESF Bairro Tupinambá

7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Vacinação Covid-19 pediátrica, adolescentes e adulta

Vacinação de rotina

EAP Alto do Amorim

7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Somente vacinação Covid-19: pediátrica, adolescentes e adulta