Eclipse lunar total formará Lua de Sangue na noite de 15 de maio

O céu ganhará contornos especiais na noite de 15 de maio e na madrugada do dia 16. Na ocasião, ocorrerá um eclipse lunar total, responsável por formar o fenômeno conhecido como Lua de Sangue. O evento poderá ser observado em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil.O céu ganhará contornos especiais na noite de 15 de maio e na madrugada do dia 16. Na ocasião, ocorrerá um eclipse lunar total, responsável por formar o fenômeno conhecido como Lua de Sangue. O evento poderá ser observado em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil.

Eclipses lunares ocorrem quando o Sol e a Lua cheia se alinham em lados exatamente opostos do globo. Enquanto o satélite natural permanece na sombra da Terra, um pouco da luz solar atravessa o nosso planeta e se reflete na Lua. Esse efeito, conhecido cientificamente Dispersão de Rayleigh, é o responsável por dar a famosa coloração avermelhada à Lua.

Desta vez, o fenômeno ocorrerá entre 22h30 do dia 15 e 3h50, tendo seu auge previsto para às 1h11.

Será possível observar o evento astronômico em boa parte das Américas e da Antártida, além das regiões ocidentais da Europa, da África e do oriente do Pacífico.

Além da coloração, a Lua ainda parecerá 7% maior aos nossos olhos, segundo informações da Nasa.