Crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor apresentam ganhos em habilidades motoras, aponta pesquisa
Com o encerramento da segunda etapa da coleta de dados da Avaliação Experimental Longitudinal sobre as ações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) no Rio Grande do Sul, foram apresentados, os resultados do estudo, que teve início em 2018. A pesquisa em andamento vem sendo realizada em parceria entre a Secretaria da Saúde (SES/RS), Iniciativa Clear, Fundação Getulio Vargas (FGV). Coordenado pelo professor André Portela (FGV), o trabalho mostra os impactos do PIM no desenvolvimento infantil a partir das atividades dos visitadores e monitores do programa junto às famílias atendidas.
Conforme os resultados, crianças do grupo de tratamento apresentam ganhos em habilidades motoras finas. Também há evidências de ganhos em várias dimensões relacionadas à melhoria das habilidades parentais nas famílias, além da redução do uso de violência física. Aparecem também fatores que mostram o aumento do número de horas que o cuidador passa com a criança, imprimindo qualidade do relacionamento pessoal, sendo que famílias tratadas interagem mais com as crianças por meio de atividades como cantar e ensinar canções.
“Esta pesquisa vem para contribuir para a qualificação das atividades do programa”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann, enquanto ressalta as evidências concretas dos resultados das ações desenvolvidas pelo PIM ao longo do tempo.
Para a investigação, um total de 2.419 famílias foram identificadas nos municípios participantes: Porto Alegre, Serafina Corrêa, Viamão, Canoas, Palmeira das Missões, Paraíso, São Borja, Rio Grande, Alvorada, Pelotas, Caxias do Sul, São Paulo das Missões, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeirinha e Ibirubá.
Em 2019, coleta de dados da pesquisa foi feita de forma presencial. Devido à pandemia da covid-19, os dados passaram a ser coletados por telefone. Em 2021, as informações analisadas contribuíram para revisão e aprimoramento do programa.
Iniciativa Clear
Clear é parte da Iniciativa Global de Avaliação (GEI), uma coalizão de diversos doadores, coordenada pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que busca reunir parceiros locais e internacionais para ampliar os esforços de Monitoramento e Avaliação (M&A) globalmente. Mantém centros de aprendizagem em avaliação e resultados em instituições acadêmicas no Brasil, México, África do Sul, Senegal, Índia e China.