Supermutirão da Dengue visitou 656 propriedades no Bairro Gonçalves
Mais 656 propriedades foram visitadas nesta sexta-feira (19/08) pelo supermutirão contra a dengue no Bairro Gonçalves. Com isso, sobe para 8.882 o número de residências e estabelecimentos comerciais contabilizados na averiguação em massa, que já percorreu também os bairros Oliveira, Noêmia, Santa Helena, Marina, Quinta da Boa Vista, São José, Medianeira, Barcelos, Tibiriçá, Eucaliptos/Cohab, Universitário, Tupinambá/Bom Retiro, Cristo Rei e Carvalho.O objetivo dos servidores é identificar e eliminar criadouros e focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor da doença.
Nesta edição, as equipes atuaram em 28 quarteirões orientando os moradores da região para os procedimentos que evitam a proliferação dos insetos e, consequentemente, a contaminação pela dengue. Embora tenha acompanhado a estabilidade no quadro da dengue nas últimas semanas, o Departamento de Vigilância em Saúde segue firme o roteiro de combate ao inseto pelas comunidades. A próxima edição deve ocorrer no Bairro Fátima, na próxima sexta-feira (26/08). Em todos os supermutirões, a SMS conta com o apoio da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que atua, com caminhão específico, no recolhimento de entulhos descartados pelos moradores.
QUADRO ESTÁVEL PARA DENGUE
Há quatro boletins seguidos da dengue em Cachoeira do Sul não há evolução em número de casos, gravidade destes diagnósticos ou em óbitos pela doença. A estabilidade no quadro epidemiológico chamou a atenção do secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, que solicitou um levantamento mais detalhado da situação ao coordenador do DVS, Luís Adorne. “Faz um mês que os números se mantêm estáveis, referendando todos os esforços que temos dirigido ao combate da dengue em nossa cidade”, afirma Figueiró, referindo-se aos gráficos (em anexo) produzidos pela equipe de combate a endemias.
NÚMEROS DO BAIRRO GONÇALVES
Quarteirões percorridos – 28
Propriedades visitadas – 656
Propriedades vistoriadas – 377 (entraram e eliminaram os focos)
Propriedades fechadas – 262 (imóvel sem acesso)
Recusas de moradores – 17 (acessos não autorizados pelos moradores)
SUPERMUTIRÕES ATÉ AGORA
Oliveira – 422 propriedades
Noêmia – 649 propriedades
Santa Helena – 721 propriedades
Marina – 544 propriedades
Quinta da Boa Vista – 540 propriedades
São José – 635 propriedades
Medianeira – 498 propriedades
Barcelos – 575 propriedades
Tibiriçá – 551 propriedades
Eucaliptos e Cohab – 403 propriedades
Universitário – 566 propriedades
Tupinambá e Bom Retiro – 872 propriedades
Cristo Rei – 507 propriedades
Carvalho – 743 propriedades