Uergs é aprovada em seleções de programas de bolsas e lança edital para preenchimento de vagas
A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) lançou, no dia 16 de setembro, o Edital 01/2022 para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), depois da aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no início do mês.
O edital prevê a concessão de 144 bolsas de iniciação à docência e 120 bolsas para residentes. O valor das bolsas é de R$ 400 mensais para bolsistas de ambos os programas, que buscam incentivar a atuação de estudantes de licenciatura nas escolas de Educação Básica. A Uergs obteve a 38ª posição para o Pibid e a 116ª, para o PRP.
O edital prevê a concessão de 144 bolsas de iniciação à docência e 120 bolsas para residentes. O valor das bolsas é de R$ 400 mensais para bolsistas de ambos os programas, que buscam incentivar a atuação de estudantes de licenciatura nas escolas de Educação Básica.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de outubro por meio de formulários eletrônicos (Google Forms) disponíveis clicando na página Edital Pibid e RP 2022 ou do formulário disponível no Anexo I do edital.
Os cursos da Uergs contemplados com os programas Pibid e RP são: Pedagogia, nas unidades de Alegrete, Bagé, Cruz Alta e São Luiz Gonzaga; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, em Montenegro; e Letras, em Porto Alegre.
Todas as informações sobre os programas, o processo seletivo e o edital estão disponíveis no site da Uergs, no Menu “Ensino – Pibid e Residência Pedagógica”.
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas para o e-mail coordenadoria- qualificacao@uergs.edu.br .
Sobre os programas
• O Pibid tem por finalidade proporcionar aos discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior.
• O PRP visa a fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de
professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
• De forma geral, o Pibid e o PRP vêm colaborando para o fortalecimento e a valorização das licenciaturas, bem como para a formação dos professores que atuam nas redes de ensino. Os
programas também incentivam atividades contextualizadas nas escolas, com o apoio dos professores da educação básica, contribuindo para a formação inicial e o desenvolvimento
profissional docente.
Texto: Ascom Uergs
Edição: Secom