Stok Center é a primeira empresa a aderir a projeto inédito da Prefeitura

O Stok Center, atacarejo do Grupo Zaffari que inaugura no dia 8 de novembro em Cachoeira do Sul, é a primeira empresa a aderir ao Projeto Conexão EJA @SMEd&Sine, que tem por objetivo incentivar os cachoeirenses a concluírem seus estudos na Educação de Jovens e Adultos.

Diante do número expressivo de pessoas que procuram por emprego mas não possuem a escolaridade exigida para as vagas, a Secretaria Municipal de Educação e o Sine construíram o Projeto com o propósito de facilitar a conclusão dos estudos para esses trabalhadores.

A dificuldade ficou evidente quando a Comercial Zaffari iniciou a contratação de funcionários. “O mínimo exigido é o ensino fundamental completo”, explica Claudia Picolotto, responsável pelo recrutamento da empresa. Essa dificuldade também é encontrada por outras empresas, conforme afirma a coordenadora do Sine em Cachoeira do Sul, Leidy Marques.

Projeto prevê que a empresa faça a contratação do funcionário mesmo sem a escolaridade exigida, desde que eles sejam imediatamente matriculados na EJA, com o compromisso de que concluam seus estudos para continuarem com a vaga. Entendemos que as pessoas precisam dessa oportunidade e que elas vão concluir os estudos para se manter no emprego e também para buscar o crescimento dentro da empresa”, comemora a vice-prefeita e secretária municipal de Educação. Ela acredita que outras empresas terão interesse em aderir ao Projeto.

O Município oferta a Educação de Jovens e Adultos para o ensino fundamental em 5 escolas – EMEF Maria Pacicco de Freitas, EMEF Dora Abreu, EMEF Baltazar de Bem, EMEF Alarico Ribeiro e ECIM Dinah Neri Pereira. Já o ensino médio na modalidade EJA é de competência do Estado e também é ofertado pelo SESI na UAB. A diretora pedagógica da SMEd, Solanje Louzada, ressalta que a Secretaria disponibiliza um excelente quadro de professores na EJA, além de estrutura física adequada nas escolas e alimentação para os alunos. Há vagas em todas as séries para a EJA e as inscrições estão permanentemente abertas e devem ser feitas diretamente nas Escolas.

Além da conclusão regular dos estudos, o Sine vai oferecer instrução para o mercado de trabalho para esses alunos, através de oficinas feitas diretamente nas escolas.

A alfabetização é fundamental em todas as áreas da vida e especialmente relacionada à colocação das pessoas no mercado de trabalho. É muito triste ver o quanto as pessoas precisam daquele emprego – porque a fome não espera – e não conseguirem por não terem concluído os estudos”, pontua Leidy.