Irga adquire sete novas colhedoras de cereais. Uma vem para unidade de Cachoeira

O presidente do Irga, Rodrigo Machado, assinou contrato para aquisição de sete colhedoras de cereais para a instituição. Os equipamentos são da marca Yanmar, totalizando investimento de R$ 3,43 milhões.

A diretora técnica da autarquia, Flávia Tomita, explica que a compra dos equipamentos são importantes para o trabalho das Estações Experimentais.

“Os equipamentos são de pequeno porte, sendo de tamanho apropriado para utilização no trabalho. Um bom exemplo é a produção de sementes genéticas, sendo uma máquina compatível com as áreas em que trabalhamos. Outro ganho é a praticidade na hora de fazer a limpeza para colher outra cultivar, se tornando muito mais fácil e otimizando os serviços evitando a mistura dos grãos. São equipamentos para colher arroz, mas também é adaptada para soja milho, nos ajudando muito em relação a mão de obra, era justamente a colheita manual, um dos gargalos da pesquisa então essas máquinas vem pra nos ajudar na área de pesquisa dentro das estações e nas áreas de sementes”, comenta a diretora técnica.

Os equipamentos serão destinados às estações de pesquisa de Cachoeirinha, Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Santa Vitória do Palmar, Camaquã e Palmares.

“Estamos trabalhando muito dentro do nosso planejamento estratégico, não só de 2022, mas dos próximos anos também, para entregar melhores condições de trabalho e equipamentos para nossos servidores, melhorando nossas estruturas gerais e otimizando processos”, afirma o presidente do Irga, Rodrigo Machado.