CPERS quer reunião com Governador Leite para cumprimento reajuste 14,95% no Piso do Magistério

O CPERS já solicitou uma reunião com o governo para reivindicar o reajuste de 14,95% para TODA a categoria, professores e funcionários de escola, da ativa e aposentados – com ou sem paridade -, concursados e contratados.

A luta do Sindicato e da categoria é para que o governo Eduardo Leite (PSDB) cumpra a Lei e aplique o índice aqui no Rio Grande do Sul.

Em 2020 e 2021, o governador usou de uma fórmula perversa, em que parte das vantagens dos educadores(as) serviram de base para formar o valor do subsídio, fazendo com que nem todos recebessem os percentuais do piso. Seguimos com a exigência para que não se mexa na parcela de irredutibilidade, garantindo a integralidade do piso.

O CPERS segue na pressão para que o pagamento do valor seja estendido a toda categoria, abrangendo os demais segmentos da educação, tão essenciais para o funcionamento das escolas e também para aqueles que dedicaram uma vida à educação dos gaúchos.

Segmentos como os funcionários da educação, recebem os salários mais baixos do poder executivo estadual e sofrem com o empobrecimento e a sobrecarga de trabalho. Para o Sindicato, o investimento anunciado para as escolas é importante, mas é preciso valorização e uma política salarial para os educadores.