Secretaria de Saúde projeta implantação de ESFs dos bairros Fátima e Eucaliptos em 2023

O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Figueiró, apresentou o balanço das ações de 2022 e projetou o ano de 2023 para a pasta. “No início de 2022 foram projetadas ações da Secretaria da Saúde para todo o ano. É muito bom chegar ao fim desta etapa e perceber que a maior parte de nossos objetivos foram alcançados. O empenho da Secretaria garantiu ótimos resultados para a cidade como o avanço na avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP), instituição que analisa o desenvolvimento dos municípios no Brasil. A saúde em Cachoeira pulou da 278ª posição para a 9ª mais bem avaliada no país”, explicou ele.

DEVE ACONTECER EM 2023

– Mudança no ambulatório princesa do Jacuí – Por força de exigência no contrato com o INSS o ambulatório Princesa do Jacuí deverá ter nova sede neste ano. O Ambulatório oferece vários serviços para população como atendimento com nutricionista, saúde para ostomizados e fisioterapia. A Secretaria Municipal de Saúde já possui autorização do CMS para qual local deve ser feita a transferência. (Já concretizada)

– Mudança nequipe datenção primaria central, UBS 1– Por força de exigência no contrato com o INSS, a UBS 1, equipe de atenção primária central, deverá ter nova sede neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde já possui autorização do SMS para qual local deve ser feita a transferência


– 
Mudança das farmácias da prefeitura – as farmácias do município, estado e o programa municipal de distribuição de fraldas serão realocados para um local mais acessível à população, que possua linhas de ônibus que atendem todas as áreas da cidade. O local será amplo com muito mais comodidade.

– Nova sede do SAMU – Por orientação do Ministério Público neste ano será buscado implementar a nova sede do SAMU. Este objetivo faz parte do programa de governo do prefeito José Otávio Germano.

– Dois novos ESFS – Foi autorizado pelo Ministério da Saúde a criação dos ESFS Fátima e Eucaliptos. O departamento de assistência à saúde estuda locais em bairros para incluir duas novas equipes de Saúde da família. Atualmente Cachoeira possui apenas 33% de sua área urbana com cobertura ESF. A ideia é ampliar a cobertura até o final do governo.

– Telesaúde – está sendo estudado condições para que se contrate pelo município o serviço de telemedicina com médico virtual atendendo de outra cidade. A telemedicina foi utilizada como teste no C3, durante o auge da pandemia do Covid 19.