Centro Ampliado de Saúde tem terapias alternativas para população de Cachoeira
O novo serviço da saúde pública municipal na zona norte está diversificando os atendimentos à população. Denominado Centro Ampliado de Atenção à Saúde (CAAS), o mais recente endereço da SMS – na Avenida Brasil, nº 600 (antigo prédio da Justiça Federal) – sedia atualmente o Centro de Saúde Princesa do Jacuí, anteriormente localizado junto a EAP Central, no prédio do INSS. Essa unidade, operando no novo endereço desde o último dia 23, atua no atendimento a ostomizados, curativos especiais, pequenos procedimentos cirúrgicos, consultas de nutricionista e atendimento em fisioterapia.
O centro, que ainda não foi inaugurado oficialmente pela Administração Municipal, comporta também o Laboratório Municipal (anteriormente sediado junto à sede da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, na Rua Saldanha Marinho) e a unidade de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), através da qual se disponibiliza aos pacientes e servidores da SMS recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde através de práticas previstas pela política nacional do SUS. Numa abordagem incorporada ao modelo convencional de cuidado (a medicina clínica), as práticas alternativas atuam como aliadas ou complementares no diagnóstico e tratamento de doenças, fazendo uso de técnicas preconizadas pela medicina tradicional chinesa, Reiki, Cromoterapia, Aromaterapia, Florais, Barras de Access, entre outras. Este trabalho terapêutico vem sendo prestado no centro a partir de uma profissional em Psicologia.
A previsão do secretário da saúde, Marcelo Figueiró, é de que a entrega oficial do novo espaço de saúde à população cachoeirense seja agendada pelo governo municipal assim que for efetivada a mudança definitiva das farmácias do SUS (Farmácia Básica e Farmácia do Estado) para o local. “O acesso mais central e facilitado às medicações para os usuários é uma promessa do prefeito José Otávio Germano que estamos prestes a consolidar”, destaca Figueiró. “A mudança do prédio está propiciando um espaço mais amplo e salubre para estes atendimentos específicos, assegurando um ambiente de melhor qualidade à população e aos profissionais que lá atuam”, concluiu.
FISIOTERAPIA
Dos serviços disponibilizados através do Centro de Saúde Princesa do Jacuí, as consultas na área de Fisioterapia foram as que mais ganharam em qualidade de estrutura até o momento. Em um ambiente mais amplo, ventilado e iluminado, os fisioterapeutas estão conseguindo incrementar suas habilidades técnicas e oferecer mais conforto aos pacientes. As sessões de Fisioterapia são agendadas conforme solicitações encaminhadas pelos médicos da rede de atenção básica, a partir dos seus atendimentos nos postos de saúde do município. Atuam no setor os profissionais Liz Clos Marçal, Mariana Silva Santos, Edriane do Carmo Bisello, João Valmor Felzmann, Rossana Maieron de Oliveira e Vivian Lüdke Nicolini.
TERAPIAS ALTERNATIVAS
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) não é uma novidade no SUS. Instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, contemplou, inicialmente, diretrizes e responsabilidades institucionais para oferta de serviços e produtos da homeopatia, da medicina tradicional chinesa/acupuntura, de plantas medicinais e fitoterapia, além de medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia. Nos anos de 2017 e 2018, a política foi ampliada em 24 novas práticas, tendo sempre como objetivo o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração entre o modelo convencional de cuidado – de racionalidades – e um olhar e uma atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
No novo centro da Avenida Brasil, o atendimento das PICS está a cargo da psicóloga Paula Gazzaneo Ayres. Os servidores da saúde municipal são atendidos por esse serviço através do Projeto Cuidando de Quem Cuida, focado na saúde do trabalhador. Usuários do SUS são atendidos individualmente (conforme indicação de cada prognóstico) ou de forma coletiva, no ambiente de espera pelos demais atendimentos do centro.
LABORATÓRIO MUNICIPAL
Depois de anos localizado no prédio da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, numa parceria com o Governo do Estado, o Laboratório Municipal de Saúde Pública foi incorporado ao Centro Ampliado de Atenção à Saúde (CAAS). O serviço tem horário diferenciado, das 8h às 12h, e atua nas coletas para análises clínicas das doenças investigadas pelo Setor de Epidemiologia (nestes casos encaminhadas num segundo momento ao Laboratório Central do Estado – Lacen). As unidades da rede básica são responsáveis pelo encaminhamento dos pedidos de coleta ao órgão. O Laboratório Municipal também é responsável pelos exames solicitados ao diagnóstico da tuberculose.
CENTRO AMPLIADO DE ATENÇÃO À SAÚDE (CAAS)
Endereço: Avenida Brasil, 600
* Centro de Saúde Princesa do Jacuí (7h às 12h e das 13h às 16h)
* Laboratório Municipal (8h às 12h)
* PICS –Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (7h às 12h)