Deputado Claúdio Tatsch entra na briga pela recuperação da Ponte do Fandango
O deputado estadual Cláudio Tatsch (PL) trouxe de sua viagem a Brasília (DF) uma das notícias mais esperadas pela comunidade cachoeirense, o compromisso do governo federal com a recuperação da Ponte do Fandango, interditada para caminhões pesados desde outubro de 2021. Em reunião nesta quinta-feira com o diretor de pesquisa e planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), engenheiro civil Luiz Guilherme de Mello, o deputado foi informado, em primeira mão, de que o projeto técnico de reforma estrutural da ponte passou por adequações e já está em fase de orçamento. Nessa etapa será estimado o custo da obra, para que então aberta a licitação ao serviço.
Cláudio Tatsch voltou para o Rio Grande do Sul satisfeito com os prazos determinados para a obra. O levantamento de custos tem de ser concluído até o final deste mês. Caso a data-limite prevista seja descumprida, o deputado cachoeirense retornará a Brasília no começo de março para cobrar pessoalmente explicações pelo atraso. Ele acredita, no entanto, que o retorno à capital federal, com esta finalidade, não será necessário. “Tivemos uma conversa muito proveitosa e técnica”, destacou Cláudio Tatsch.
Assim que o cálculo orçamentário da obra for finalizado, a licitação fica autorizada a ter início. O processo licitatório dura, em média, três meses, caso não sofra intercorrências. A reforma da ponte localizada na BR 153, sobre o Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, também foi tema de reunião do deputado cachoeirense no Ministério das Comunicações, onde as audiências foram com o chefe de gabinete Emerson Freitas e com o secretário executivo Ricardo Zamora. Os dois são de Santa Maria, cidade vizinha de Cachoeira do Sul.