Prefeitura de Cachoeira mantém abandonado prédio cedido pelo IPE
Descaso, abandono e vandalismo são marcas registradas do antigo prédio do IPE em Cachoeira do Sul, localizado na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade. Desde que o IPE encerrou suas atividades, moradores e comerciantes convivem com a invasão constante de vândalos, que em cerca de um ano, já carregaram tudo que existia no interior do prédio.
A depredação que antes ocorria somente à noite, agora acontece em plena luz do dia. Janelas, rede elétrica, hidráulica, utensílios, extintores, móveis, portas, forração, piso, repartições internas, calhas e tudo que existia nos banheiros não existem mais. Resta somente a estrutura do prédio.
Em setembro do ano passado, o antigo prédio do IPE foi cedido para a Prefeitura depois de uma reivindicação do governo municipal. Foi assinado um termo de cessão de uso das instalações em um ato, no gabinete do prefeito José Otávio Germano, com a presença do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal. A cedência foi por um prazo de 10 anos.
Neste meio tempo, a Prefeitura providenciou vigia em um turno de 24h. Com o corte das horas extras, no entanto, não há mais vigia no local. O resultado: a depredação e os furtos continuam agora em ritmo mais acelerado. Um lojista vizinho ao prédio teve aumentar a altura do muro de seu estabelecimento, porque o vandalismo estava atacando por todos os lados.
Diante do quadro vergonhoso, a Prefeitura vai precisar desenvolver um projeto de restauro, mas não existe um prazo de ocupação do local. Até foi feita uma limpeza na área interna e externa, mas o entulho está jogado no pátio. Correntes com cadeados foram colocados nas grades na frente do prédio numa tentativa de conter as invasões.
A medida não surtiu efeito. Os vândalos sobem nas grades, escalam muros e carregam tudo o que podem. Até os suportes dos vidros das janelas e portas estão sendo arrancados.
Fonte O Correio