Unidades de Saúde da cidade e interior de Cachoeira contam com novos médicos

Um dos maiores desafios da saúde pública em Cachoeira do Sul, a defasagem de profissionais na equipe médica do SUS, se encaminha para um cenário mais animador em 2023 com a chegada de mais quatro servidores ao quadro. Depois de meses de tramitação, por situações como licitação deserta e posterior desistência de profissionais,  o titular da SMS, Marcelo Figueiró, reuniu os recém-chegados em reunião na pasta para falar de planejamento e demandas da rede de atenção básica.
Embora o contrato esteja vigorando desde 20 de janeiro deste ano, houve prazo para a formalização de documentos e posse nos locais de lotação desses servidores, o que acabou possibilitando o encontro somente esta semana.
“Nossa prioridade foi aguardar a adaptação inicial dos médicos nas unidades em que foram destacados para, então, chamá-los a uma avaliação do contexto local e expectativas da nossa gestão. Estamos muito satisfeitos em poder reforçar a assistência médica à comunidade cachoeirense. Entendemos que, com as dificuldades, inclusive salariais, para adesão dos profissionais médicos ao nosso plano de carreira, a contratação de empresas será a melhor maneira de ampliar nosso quadro. Independente da forma, o importante é fornecermos médicos e saúde à população”, acentua o secretário da saúde
 De imediato, receberam os novos profissionais as Equipes de Atenção Primária (EAPs) Volante Sul – que atende localidades do interior – e Marina, assim como as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Ponche Verde e Piquiri.
ADITIVO – Outra boa notícia que remete ao fortalecimento do quadro médico da SMS foi a execução de um aditivo ao contrato terceirizado já existente com empresa da área de saúde, através do qual foram substituídos mais dois profissionais da rede municipal, os quais já estão atuando na EAP Central (junto ao prédio do INSS) e ESF Noêmia.

OS PROFISSIONAIS E AS UNIDADES DE LOTAÇÃO
* Contrato Sim Saúde a contar 20 de janeiro/2023
Alex Ortiz Saire – 40 horas na EAP Volante Sul
Eduardo Bordignon – 40 horas na EAP Marina
Guilherme Adabe – 40 horas na ESF Ponche Verde
Nadir Silva – 40 horas na ESF Piquiri

* Sulzbach e Sulzbach (aditivos de contrato já existente)
Steff Dickow – 32 horas na ESF Noêmia
Morgana Geis Trojahn – 40 horas na EAP Central