Secretaria de Saúde diz: Mutirão das cirurgias eletivas em Cachoeira, já superou a marca dos 1 mil procedimentos

O mutirão firmado entre Administração Municipal, Hospital de Caridade e Beneficência e Instituto de Oftalmologia a partir de 2021, a fim de reduzir a demanda reprimida por procedimentos cirúrgicos via SUS – demanda essa que se agravou no período da pandemia, com a suspensão das eletivas para dar prioridade às ações contra o coronavírus – superou neste mês de março a marca das 1 mil cirurgias realizadas. Os números foram apresentados pelo Setor de Regulação do SUS, esta semana, ao secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró. “As 1.074 cirurgias eletivas já contabilizadas pelo mutirão ilustram todo o empenho dedicado pela gestão José Otávio Germano, que diante de incontáveis filas de pacientes aguardando pelo atendimento especializado, já no primeiro ano de governo mobilizou deputados federais e vereadores em busca de recursos angariados através de emendas parlamentares e emendas impositivas”, recordou o titular da Saúde.

O esforço em torno da campanha pelas eletivas, deflagrado em dezembro de 2021, começou pela oftalmologia, agilizando o andamento de filas por operações de catarata, por exemplo, onde havia usuários aguardando pela intervenção há pelo menos sete anos. Nas etapas seguintes, o mutirão concentrou-se em atender a lista de espera na especialidade de traumatologia, onde imperava a demanda reprimida por procedimentos de joelho (menisectomia) e ombro (videoartroscopia). Na sequência, a campanha da Prefeitura foi dirigida também às cirurgias ginecológicas e gerais. De todas as especialidades médicas abrangidas pelo mutirão, a campeã no volume de cirurgias ainda reside na oftalmologia, com 671 operações efetivadas e mais 205 casos aguardando liberação pelo SUS.

A EMPATIA DO PREFEITO: “DA ROTINA DE DOR EU ENTENDO”

Dar andamento aos processos e garantir a esperada cirurgia aos pacientes que só engrossavam as filas do SUS tornou-se um compromisso de campanha do prefeito José Otávio Germano logo nos primeiros meses de governo. “São cidadãos que, após anos de espera, limitações e dor, estão podendo experimentar uma melhor qualidade de vida”, enfatiza o prefeito, ao pontuar: “Da rotina de dor eu entendo”, referindo-se ao quadro de mais de dois anos de padecimento pelo desgaste no joelho esquerdo, operado há cerca de três semanas.

Neste momento, pelo menos mais 148 pacientes da área de traumatologia, 50 na ginecologia e 130 na área de cirurgia geral aguardam liberação para a fase pré-cirúrgica, que compreende a reavaliação clínica especializada e o encaminhamento para exames laboratoriais, eletrocardiograma, radiografia, ecografia e ressonância magnética, de acordo com o prognóstico de cada caso. Os pacientes da rede de atenção básica são acionados pelo Setor de Regulação da SMS e, na fase seguinte, os cuidados pré e pós operatórios ficam a critério do HCB.

Os usuários que aguardam pelas cirurgias nestas especialidades e que ainda não foram acionados pela Secretaria da Saúde devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de suas residências para proceder a atualização cadastral. Uma das grandes dificuldades da pasta ao mobilizar os mutirões é o grande número de prontuários com telefones e endereços defasados.

R$ 317 MIL PARA NOVAS CIRURGIAS

Outra boa notícia é que a Administração Municipal terá mais R$ 317.494,30 em verbas destinadas através de emendas impositivas dos vereadores para investir, ao longo deste ano, em consultas, exames e cirurgias na área de oftalmologia, mais especificamente nos procedimentos de catarata. Com esse aporte de recursos, o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, estima zerar a fila do SUS nesta especialidade.

CIRURGIAS ELETIVAS ATÉ O MOMENTO

(Dezembro de 2021 até março de 2023)

* Cirurgias de catarata – 671 realizadas

* Cirurgias de Traumatologia – 159 realizadas

* Cirurgias Ginecológicas – 45 realizadas

* Cirurgias Gerais – 149 realizadas

* Cirurgias de vasectomia – 32 realizadas

* Cirurgias de laqueadura – 18 realizadas

Total de procedimentos – 1.074 cirurgias realizadas

(Fonte: Setor de Regulação do SUS)