Idosos são os que mais se vacinaram contra gripe em Cachoeira
Os idosos estão liderando a procura pela Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 em Cachoeira do Sul. Até esta quinta-feira (13/04), 2.808 doses do imunizante contra a gripe já haviam sido aplicadas pela rede pública municipal, 2.235 delas ao público com mais de 60 anos, ou seja, 11,76% da população-alvo estimada em quatro dias de atividades. Lançada pela Secretaria Municipal da Saúde na última segunda-feira (10/04), a campanha atingirá todos os grupos prioritários, ou seja, idosos, crianças entre seis meses e seis anos de idade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
De acordo com estimativa do Governo Estadual, os públicos elencados como preferenciais representam 95% da meta prevista à ação. A campanha, que deve seguir até 31 de maio, tem como público-alvo 41.667 residentes na cidade. “O resultado até agora é bastante satisfatório para poucos dias de campanha, o que está sendo possível através do empenho dos servidores em mobilizar e acolher o público”, avalia o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.
O imunizante está disponível em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde, com exceção da EAP Marina, que se encontra em obras para troca da rede elétrica. Para organizar melhor o atendimento à população, os postos de saúde estão distribuindo fichas por ordem de chegada
PONTOS DE VACINAÇÃO DA GRIPE
Até 31 de maio
Locais: EAP Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde
Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
GRUPOS PRIORITÁRIOS
* Idosos de 60 anos de idade ou mais;
* Crianças entre 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
* Trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados);
* Gestantes e puérperas;
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas (a partir dos 6 meses de idade);
* Profissionais das forças de segurança e salvamento;
* Profissionais das forças armadas;
* Pessoas com doenças crônicas ou com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos;
* Trabalhadores portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.