Contas de energia elétrica terão a bandeira tarifária vermelha 2 em junho
As contas de luz em junho terão bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior patamar possível. Com isso, a cobrança extra nas contas de luz vai ser de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de consumo. A cobrança da nova bandeira foi anunciada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
De acordo com a Aneel, a decisão foi tomada em razão do fim do período chuvoso e a redução no volume dos reservatórios. Com isso, há a necessidade de usar energia produzida pelas usinas termelétricas, com maior custo de produção.
“Com o fim do período úmido, os reservatórios do Sul apresentaram redução de volume provocando o aumento do risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD). Além disso, a previsão de chuvas é baixa quando comparada à média histórica”, disse a agência.
Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh de consumo. Nos quatro primeiros meses dos ano, vigorou a bandeira verde, em que não há cobrança extra na conta de luz.
Na terça-feira, o presidente da Aneel, Romeu Rufino chegou a afirmar que a tendência era de manutenção da bandeira amarela. Segundo Rufino não houve alterações relevantes nas condições que levaram a agência a adotar a bandeira amarela agora em maio.