Incentivo a amamentação no Agosto Dourado segue nas unidades de saúde de Cachoeira
Unidades de saúde da zona urbana e do interior do município prosseguem com as ações educativas alusivas ao Agosto Dourado, mês conhecido por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No lançamento da campanha junto à rede de atenção básica, no último dia 11, a coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tupinambá promoveu um encontro que reuniu gestantes, puérperas e demais mães com o propósito de abordar os benefícios da amamentação, considerada um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos. Nesta terça-feira (22/08), o tema foi debatido com as gestantes da localidade de Vila Vargas e demais comunidades da região durante encontro organizado pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Piquiri.
A coordenação da atividade esteve a cargo da enfermeira Carine Andrade, que discorreu sobre a rotina do aleitamento materno, e da odontóloga Gabriela Machado, que focou sua participação na saúde bucal durante a gestão, um dos protocolos que integram a política de pré-natal preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira, o Agosto Dourado será pauta durante a roda de conversa a ser promovida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Noêmia, a partir das 13h30min, que pretende mobilizar as futuras mães, puérperas (até 45 dias após o parto) e seus acompanhantes. De acordo com a coordenadora da unidade, enfermeira Valéria Carvalho da Silva, a proposta do evento é oferecer uma oportunidade para que as grávidas esclareçam dúvidas quanto à nutrição e desenvolvimento da criança.
CARVALHO E QUINTA
Nesta sexta-feira (25/08), mais mães de recém nascidos e gestantes abordam o aleitamento materno e a saúde da criança em encontros alusivos ao Agosto Dourado. Pela manhã, a partir das 9h, o encontro será com as usuárias do SUS da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Carvalho. À tarde, às 14h, a promoção será da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Quinta da Boa Vista, com reunião programada para ocorrer no pavilhão comunitário do bairro. “Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe”, explica a coordenadora da ESF Quinta, Itiane Ottes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Por meio do leite materno, destacam os manuais, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é considerada, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
AGENDA DO AGOSTO DOURADO
24/08 – Quinta-feira, 13h30min
ESF Noêmia
25/08 – Sexta-feira, 9h
ESF Carvalho
25/08 – Sexta-feira, 14h
Pavilhão comunitário do Bairro Quinta da Boa Vista