Em setembro chuva, tempestades e enchentes prevê meteorologia
A MetSul Meteorologia alerta que o mês de setembro vai começar com chuva excessiva e uma onda de tempestades no Centro-Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Será um episódio significativo de precipitação e tempo severo que vai afetar os países vizinhos e vários estados brasileiros, do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste. Os sinais do fenômeno El Niño até o momento foram muito incipientes e o episódio poderá marcar o tão esperado começo de um período muito mais ativo de chuva e temporais no Sul do país por conta do fenômeno à medida que a atmosfera gradualmente começa a responder ao superaquecimento do Oceano Pacífico Equatorial.
Setembro, tradicionalmente, costuma ser mais chuvoso mais ao Sul do Brasil, mas um evento de precipitação como se espera para os primeiros dias do mês pode fazer com que o mês em 2023 seja excepcionalmente chuvoso com precipitação até muitíssimo acima da média.
A MetSul Meteorologia projeta três grandes episódios de instabilidade no Sul do Brasil durante os primeiros dez dias de setembro, dois agora no início do mês. O primeiro momento de forte instabilidade vai se dar entre esta sexta e o sábado enquanto o segundo vai ocorrer no começo da semana que vem. A soma da chuva destes dois picos de instabilidade do começo do mês deve resultar em acumulados muito altos a localmente excessivos.
A região que deve concentrar os mais altos acumulados de precipitação se concentra do Centro para o Norte gaúcho, sobretudo a Metade Norte.
Temporais isolados devem atingir o Rio Grande do Sul por vários dias seguidos A maior preocupação neste período de forte instabilidade do começo de setembro é chuva excessiva, mas devem ser esperadas tempestades localizadas.
A chuva em alguns momentos deve ser forte a torrencial com acumulados muito altos em curto período, o que pode trazer alagamentos e inundações repentinas. A persistência da chuva por vários dias deve provocar ainda inundações e prováveis cheias de rios com enchentes
Fonte https://metsul.com/setembro-comeca-com-chuva-extrema-onda-de-tempestades-e-enchentes/ .