Frente Parlamentar da Assembléia debate implantação de Porto em Rio Pardo

Em reunião na Câmara de vereadores de Rio Pardo, na última semana,  a implantação de um porto no município foi tema de debate promovido pela Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Atividades Náuticas, Portuárias e Hidroviárias da Assembléia Legislativa do RS

Os proponentes da Frente, deputados Capitão Martim (Republicanos) e Edivilson Brum (MDB), destacaram que a construção de um porto local iria favorecer a implementação de um complexo trimodal (envolvendo o transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário), impulsionando a economia em todo o Vale do Rio Pardo.

O Capitão Martim destacou que o Porto de Rio Pardo já foi extremamente importante e muito movimentado antes da existência dos transportes ferroviário e rodoviário. “No passado o Rio Jacuí cumpriu função estratégica no Estado e continua sendo um caminho natural do Porto do Rio Grande, Lagoa dos Patos, Rio Guaíba até os municípios próximos a Rio Pardo. Precisamos resgatar este potencial”.

Rio Pardo é um polo econômico de destaque, com grande potencial de desenvolvimento. A região sedia importantes indústrias, como a de tabaco, de madeira e de alimentos. Além disso, Rio Pardo é um centro logístico valioso com acesso às rodovias BR-471 e BR-290. A implantação de um porto em Rio Pardo seria uma grande oportunidade para o Estado fomentar a geração de empregos e desenvolver a indústria local”, destacou Martim.

O deputado acentuou que a existência de um porto local permitiria o escoamento de cargas de maneira mais eficiente, segura e sustentável. Atualmente, o transporte de cargas no Vale do Rio Pardo é realizado principalmente pelo modal rodoviário. “Essa opção é cara, poluente e arriscada. O transporte hidroviário, por outro lado, é mais econômico, mais sustentável e mais seguro”, disse o deputado ao citar estudos estimam que a implantação de um porto em Rio Pardo poderia reduzir em até 80% os custos de transporte de cargas no Vale do Rio Pardo. “Isso significaria uma economia de bilhões de reais para as empresas da região”.

Entre as vantagens da construção de um Porto em Rio Pardo, o deputado Capitão Martim apontou um alívio significativo para a malha rodoviária com absorção de 80% do transporte de produtos como tabaco, madeira, arroz, soja e trigo, reduzindo custos de transporte, riscos de acidentes nas estradas e maior eficiência logística.

Também o desenvolvimento da Indústria geradora de emprego e renda, além das vantagens ambientais com a redução de poluentes lançados na atmosfera e menor consumo de combustível de embarcações.

“Acredito que a implantação de um porto em Rio Pardo é uma iniciativa que deve ser apoiada por todos os setores da sociedade. É uma oportunidade para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e do Estado”.

Para que a implantação de um porto em Rio Pardo seja uma realidade, o deputado Capitão Martim reforçou a necessidade de um trabalho conjunto. “Devemos dar prioridade a realização e acesso a um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para resgatar o potencial do Rio Jacuí, que já foi um dos mais importantes corredores de comércio e transporte do Rio Grande do Sul”.

Participaram da reunião: o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro; o diretor do departamento de hidrovias, autorizações e outorgas da Secretaria de Logística e Transportes do Estado, Reinaldo Gambim; o diretor Técnico da Associação Hidrovias RS, Sergio Kirsch, o Presidente da Câmara de Vereadores de Rio Pardo, Getúlio Martins Silveira Júnior; O Presidente da Câmara de Vereadores de Pantano Grande, Thomas Miglin.