Merendeiras e Professores de Escolas Municipais tiveram curso de foramação
O setor de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação aos manipuladores de alimentos e professores responsáveis pela alimentação na escola, oportunizando oficinas culinárias e autoestima. Além de manipuladores participaram também professores, diretores e vice diretores, totalizando 55 pessoas. As oficinas foram ministradas por Maria Dorilda Machado Dal Bosco, culinarista e proprietária do Café Florença e Marilene Moraes Ferreira, extensionista da Emater de Santa Maria, que abordou a autoestima.
O trabalho foi organizado pela nutricionista e chefe de setor, Ines Longhi Quadro em parceria com a extensionista da Emater Isabel Vivian. O objetivo é oportunizar aos manipuladores de alimentos o aprendizado no preparo de refeições mais atraentes e saborosas, cortes em legumes e verduras, troca de experiências, dicas de preparo e sugestões de temperos, bem como valorizar o manipulador de alimentos.
“Este trabalho é importante para o dia a dia das escolas para promover melhor aceitabilidade das preparações por parte dos alunos e utilização de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, provenientes da agricultura familiar”, explica Inês, enfatizando também que a formação dos manipuladores é uma ação de Educação Alimentar e Nutricional, a qual deve estar presente na formação desses profissionais e no currículo escolar para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes.
As refeições elaboradas na oficina:
Pratos quentes
– Molho de Tomate
– Arroz com legumes
– Polenta com molho
– Purê de cabotiá com calabresa
– Espaguete ao molho bolonhesa
– Aipim com farofa e salsa
– Fritada de espinafre
Saladas
– Beterraba
– Cenoura com molho laranja
– Chuchu
– Colorida de repolho
Sobremesa
– Arroz de Leite