Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/ Cachoeira vivenciam a arquitetura de cidades gaúchas

Na última semana um grupo de 40 pessoas – entre estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo  esteve nas cidades de Ilópolis, Anta Gorda e Arvorezinha vivenciando a arquitetura da melhor forma: in loco!

O grupo visitou inicialmente o Moinho Colognese, mais conhecido como Museu do Pão, na cidade de Ilópolis/RS. O complexo, que contempla um antigo moinho de farinha e dois anexos – museu e oficina de panificação – foi proposto pelo reconhecido escritório Brasil Arquitetura, que foi idealizador também das demais edificações contempladas no roteiro da viagem: Museu do Tijolo, na cidade de Arvorezinha/RS, e Casa Martelli, na cidade de Anta Gorda.

Os locais visitados fazem parte do Caminho dos Moinhos, que consiste em um roteiro cultural e turístico que anseia ainda dar visibilidade a edificações da imigração italiana na região do Alto Taquari, a exemplo de antigos moinhos, residências, galpões, etc.

A atividade foi organizada pela professora Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui e buscou proporcionar aos alunos experiências em projetos de restauro e intervenção em edificações de interesse histórico-cultural.