Deputado Adolfo Brito é empossado presidente da Assembleia do RS
Deputado estadual em seu oitavo mandato, Adolfo Brito (PP) tomou posse nesta quarta-feira como presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o ano de 2024. Com a bandeira da reservação de água, irrigação e piscicultura, a gestão de Brito adotou o lema “RS Sustentável – Cada Gota Conta”.
“Quantas safras já perdemos? Nos últimos cinco anos foram três safras cheias praticamente. Vamos dar as mãos. Tenho convicção que estamos no caminho”, disse Brito em seu discurso de posse, enfatizando a necessidades de união e diálogo entre os poderes, e também recheado de momentos de emoção. Dentro disso, conclamou prefeitos e a Emater para participar dos debates, com “muitas e muitas reuniões pelo interior”.
Sobre temores da oposição quanto impactos no meio ambiente, Brito comprometeu a dar atenção ao tema. “Não queremos de maneira nenhuma prejudicar o meio ambiente. Queremos construir um projeto para que o agricultor possa trazer água do açude quando a chuva não vier. Não é um projeto do Adolfo Brito, nem do governador. É um projeto de Estado.”
Ao agradecer a família, como “sustentação” e qualquer político, Brito não conteve as lágrimas, saudando a esposa, os filhos e netos, emocionando-se também ao lembrar do pai que trabalhava na limpeza pública municipal, como servidor.
Brito é natural da localidade de Posse do Caçador, hoje pertencente ao município de Segredo. De origem humilde, teve diferentes atividades profissionais, como entregador de jornais, engraxate e locutor de rádio. Em 2013, graduou-se com diploma de Ensino Superior em tecnólogo em Processos Gerenciais. O parlamentar completa 74 anos em maio. Antes do primeiro mandato como deputado estadual, em 1994, Brito foi prefeito de Sobradinho.
Também tomaram posse os demais integrantes da Mesa. O presidente anterior, Vilmar Zanchin (MDB) segue na composição, agora como 2º secretário. Em uma tradição do Legislativo, o próximo presidente, para 2025, Pepê Vargas (PT) ocupará o posto de 1º secretário. Há um acordo vigente entre as maiores bancadas para um revezamento na presidência do parlamento, não havendo, assim, eleição para o cargo.
Prestigiaram a posse o governador Eduardo Leite (PSDB), o vice Gabriel de Souza (MDB), o senador Luis Carlos Heinze (PP) e autoridades do Judiciário. Brito chegou a saudar prefeitos da região Centro-Serra, onde encontra-se Sobradinho.
Fonte Rádio Guaíba