Reforma da Ponte do Fandango começa pela análise de solo
A Construtora Cidade, empresa responsável pela reforma da estrutura de concreto da Ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul, iniciou na manhã desta terça-feira (6) a prospecção de solo na área do Rio Jacuí. O objetivo é elaborar um laudo técnico com vistas ao início da obra previsto para começar no mês de março.
A presença de uma equipe técnica da Construtora, no vão central da Ponte do Fandango, chamou atenção até porque, em alguns momentos, o trânsito – que está no sistema pare e siga – foi interrompido. Por isto, longa filas foram formadas na chegada e saída de Cachoeira do Sul.
A previsão é que as obras de reforma da ponte dure pelo menos dois anos. Não há ainda uma indicação se em algum momento haverá interrupção do trânsito de veículos. O que se sabe é que a Construtora Cidade, que venceu a licitação do Dnit, trabalha na elaboração do projeto. A projeção é que no final deste ano, um dos lados da pista já esteja concluído, o que permitirá que a capacidade da ponte passe de 24 toneladas para 45 toneladas. Hoje, só podem passar pela ponte, veículos de até 18 toneladas.
A reforma da estrutura de concreto da Ponte do Fandango é esperada com expectativa pela comunidade regional. Uma rachadura em um dos vãos foi constatada no final de outubro de 2021 e trouxe à tona uma preocupação. Tudo porque a ponte é um dos acessos principais à BR-290 e RST-287, caminho para escoamento da safra e movimentação de carga da região.
CONSTRUTORA NO MERCADO DE OBRAS E ENGENHARIA
A Construtora Cidade está no mercado brasileiro de obras e engenharia desde 1969. Ao longo desses 54 anos, executou uma série de obras, abrangendo a construção de pontes, viadutos, edificações, instalações hospitalares, garagens, torres de transmissão e estruturas pré-moldadas.
Entre suas principais atividades a Cidade opera como assessoria técnica nos estudos preliminares de engenharia, estudo de soluções, projetos construtivos e executivos, planejamento e gerenciamento de obras. Atua também como fornecedora de materiais, equipamentos e mão de obra especializada em estruturas de concreto armado, concreto protendido, balanços sucessivos, cimbramentos, movimentação de grandes cargas, estruturas pré-moldadas, estruturas metálicas, reforço e recuperação de estruturas, estruturas estaiadas e uma série de outros serviços.
Na Região Central do Rio Grande do Sul, a Construtora Cidade foi responsável pela reconstrução da ponte sobre o Rio Jacuí em Agudo, na RSC-287, que ruiu em janeiro de 2010 em razão da enchente. Também consta no currículo da empreiteira a construção de uma ponte de grande porte no estado do Acre.
com informações Cacau Moraes