Programa de Residência Jurídica do Judiciário gaúcho está com inscrições abertas
Chegou a oportunidade para quem deseja ter seu conhecimento jurídico posto em prática no Tribunal de Justiça do RS. Estão abertas, a partir desta segunda-feira (19/02/24), as inscrições para o Programa de Residência Jurídica da Justiça gaúcha. A iniciativa tem por objetivo incrementar a qualificação das equipes de assessoria dos gabinetes de Juízes e Desembargadores, aliando conhecimento científico acadêmico com a atividade jurisdicional.
Os candidatos devem ser Bacharéis em Direito que tenham concluído o curso de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado) na área do Direito há, no máximo cinco anos, ou que estejam cursando a segunda Pós-Graduação na área, contados da publicação do edital de seleção.
Além das provas objetiva e discursiva, que são eliminatórias e classificatórias, os candidatos também passarão pela prova de títulos, de caráter classificatório.
A seleção dos Residentes Jurídicos será realizada pelo agente de integração (CIEE), que ficará responsável pelo processo seletivo e operacionalização dos contratos dos residentes. É importante lembrar que a admissão no Programa ocorrerá exclusivamente mediante processo seletivo público, com publicação de edital e ampla divulgação.
O contrato do residente é de um ano e pode ser prorrogado por duas vezes. Assim, no total, a residência jurídica poderá ter duração de até 36 meses. A jornada máxima é de 6 horas diárias e 30 semanais. O valor da bolsa-auxílio será de aproximadamente R$ 4 mil reais, neste valor incluído auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
Neste primeiro momento serão selecionados 100 residentes jurídicos, que comporão a primeira turma, que será utilizada como projeto-piloto para validação do Programa de Residência Jurídica.
Acesse o link a seguir para informações e incrições CIEE-RS – Centro de Integração Empresa – Escola (cieers.org.br)