RS é o terceiro estado com maior percentual de população com água encanada, aponta Censo

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior percentual de população com água encanada (99,4%), de acordo com dados divulgados pelo Censo Demográfico de 2022, do IBGE. O RS aparece empatado com Santa Catarina e Espírito Santo no índice, e fica atrás somente de São Paulo e Paraná, que somam 99,6% cada um.

Em 2022, 95,1% dos moradores do Brasil tinham canalização interna em suas residências e 2,5% só tinham canos no terreno e 2,4% não tinham canalização. Em 2010, os percentuais eram de 89,3%, 4% e 6,8%, respectivamente.

Em relação ao acesso à água para consumo, 82,9% dos brasileiros são abastecidos por redes gerais de distribuição, 9% por poços profundos ou artesianos, 3,2% por poços rasos ou cacimbas e 1,9% por fontes, nascentes ou minas. Essas quatro modalidades são, segundo o IBGE, consideradas adequadas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico, e totalizam 96,9%.

No Rio Grande do Sul, 86,2% da população possui abastecimento de água especificamente por meio da rede geral de distribuição. A rede geral é a forma principal de abastecimento de água predominante em todas as regiões, mas com desigualdade nas proporções.

Enquanto no Sudeste o percentual é de 91,0%, no Norte é de 55,7%, e no Nordeste, de 76,3%. O Norte, inclusive, foi a região que apresentou as maiores proporções da população utilizando, principalmente, as formas de abastecimento poço profundo ou artesiano (24,3%) e poço raso, freático ou cacimba (11,8%).

 

 

 

Fonte Correio do Povo