Vice-governador apresenta demandas das ferrovias gaúchas no Ministério dos Transportes
Em Brasília, o vice-governador Gabriel Souza se reuniu com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, para apresentar as recentes ações dos Estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) para o setor de transporte ferroviário, em especial para a Malha Sul.
A criação de um grupo de trabalho (GT) sobre o tema durante a última edição do Cosud, em Porto Alegre, e a inclusão do Estado nos debates do governo federal sobre a renovação da concessão da Malha Sul, que expira em 2027, pela empresa Rumo foram alguns dos pontos abordados no encontro.
“O Rio Grande do Sul tem aumentado cada vez mais suas exportações, ampliando mercados como o da proteína animal, em um esforço do governo para que mais países comprem produtos gaúchos. Então, é muito importante, paralelamente, termos logística para atender à demanda”, afirmou o vice-governador. Ele reforçou também a necessidade de plena atividade do modal ferroviário para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável e a atração de investimentos.
Ribeiro explicou que a secretaria está atualmente no processo de reavaliação das renovações das concessões ferroviárias, incluindo a Malha Sul, para atender as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU). O secretário se mostrou favorável à realização de encontros periódicos com o GT para atualização dos processos. “Estamos abertos para entender o que vocês estão pensando para o setor, qual o planejamento do Estado e como podemos juntos, de forma cooperativa, fortalecer a economia dos Estados”, disse.
O secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, reforçou a importância da modernização dos modais de transporte. “As concessões no RS já contribuem muito para qualificar nossa infraestrutura, principalmente quando falamos de rodovias. No entanto, é necessário que as ferrovias que cortam o Estado recebam investimentos e estejam interligadas com o transporte rodoviário para acelerar os ganhos de produtividade da nossa economia”, ressaltou.
Ao final da reunião, ficou acordada a realização, nas próximas semanas da primeira reunião entre os técnicos da secretaria e o GT da Malha Ferroviária.