Ministério das Minas e Energia cria sala para monitorar energia no RS
Após as chuvas de grandes proporções que atingiram o Rio Grande do Sul (RS), o Ministério de Minas e Energia (MME) está tomando as providências necessárias para que o suprimento energético seja restabelecido e a segurança das pessoas, garantida. De maneira imediata, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou criação da sala de situação para que seja realizado o monitoramento e tomadas as devidas providências.
Dessa forma, a equipe do MME mantém contato direto com as distribuidoras CPFL Energia e CEEE Equatorial Energia e cobra ações diretas e efetivas para a retomada do fornecimento de energia elétrica. Além disso, a pasta acompanha, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a execução dos Planos de Ações de Emergência das barragens das usinas envolvidas.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que as chuvas ultrapassaram a marca de 400 milímetros (mm) e houve ainda rajadas de ventos de até 152 km por hora nas últimas 72 horas em municípios do estado.
De acordo com a CPFL Energia, até as 14h, 268 mil unidades consumidoras – residências, comércios e indústrias – da sua área de atuação estavam com os serviços de fornecimento de energia interrompidos. Já segundo informações da CEEE Equatorial, não há desligamentos de grandes proporções, mas foram registrados problemas de suprimento em 33 mil unidades consumidoras.
No âmbito do sistema de distribuição, as equipes de manutenção da CPFL e da Equatorial Energia estão em campo para realizar os reparos necessários para o reestabelecimento.
Além disso, vale destacar que o Operador Nacional do Sistema (ONS), vinculado ao MME, realiza um trabalho importante de controle de cheias, dentro dos reservatórios de usinas hidrelétricas de todo o Brasil. Estão sendo realizados acompanhamentos diferenciados para a operação das usinas Dona Francisca, Passo Real, dos Bugres e 14 de julho, que teve rompimento de parte da estrutura.
O Ministério de Minas e Energia continuará acompanhando permanentemente a situação do atendimento energético na região afetada pelas fortes chuvas e prestará informações à população.