As homenagens de Cláudio Tatsch para Cachoeira do Sul

Honras à Tafona e à Santos Dumont

Dois projeto de lei de autoria do deputado estadual Cláudio Tatsch contemplando a sua cidade, Cachoeira do Sul, foram Aprovados por unanimidade e estão previstos para serem sancionados pelo governador Eduardo Leite no próximo dia 9. As propostas são honoríficas e contemplam a Fazenda da Tafona e a Aero-agrícola Santos Dumont.

O projeto de lei envolvendo a Fazenda da Tafona foi aprovado em plenário na última semana e reconhece como de relevante interesse histórico e turístico do Rio Grande no Sul. A Fazenda da Tafona fica no interior do município, na localidade de Porteira Sete, e sua sede é um memorial da produção de farinha de mandioca na primeiras décadas dos anos de 1800, época em que o trabalho escravo era permitido.

Já a honraria à Santos Dumont, por meio de projeto de lei aprovado anteriormente, é um título para a cidade toda, o de capital estadual da formação de pilotos agrícolas. É na escola instalada junto a essa empresa que são capacitados profissionais de todo o Brasil e até de fora do país, e que, depois de formados, pulverizam lavouras por meio de aeronaves, o que traz agilidade às produções do agronegócio.

PARA SABER MAIS

FAZENDA DA TAFONA

. Tombada como patrimônio histórico pelo Município e pelo Estado, a Fazenda da Tafona surgiu de sesmarias de João Pereira D’Águeda, conhecido por Pereira Fortes.

. A sede da fazenda é datada de meados de 1813 e seu nome remete ao engenho de farinha de mandioca que fica ao lado da casa principal, mantido até hoje em seu local original, com todos os equipamentos usados na produção.

. Após a abolição da escravatura, em 1888, as atividades do engenho de farinha foram sendo desativadas, terminando em 1895, porém, o galpão e máquinas foram mantidos mesmo sem uso. Em 1962, a propriedade foi adquirida pelo casal Sylvio Martins da Silva e Gemina Vieira da Cunha Silva. Eles iniciam o processo de recuperação da casa, além de prover uma estrutura à fazenda que permitisse receber turistas, como o restaurante aberto em 1990.

. Em 2012 a sede foi tombada como patrimônio histórico pelo município de Cachoeira do Sul (Compahc) e, posteriormente, em 2016, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae). Ser reconhecida como de relevante interesse histórico e turístico do estado é um título honorífico que o deputado Cláudio Tatsch está concedendo para a Fazenda da Tafona, que tem como proprietária a jornalista Marô Vieira da Cunha. A honraria coloca a fazenda no mapa oficial do turismo gaúcho, produzido pelo governo do estado.

AERO-AGRÍCOLA SANTOS DUMONT

. Ao conceder, através de projeto de lei, o título de “capital estadual da formação de pilotos agrícolas”, o deputado estadual Cláudio Tatsch homenageia e faz referência à história de Cachoeira do Sul, que tem tradição na formação desses profissionais.

. A distinção é especialmente a Aero-agrícola Santos Dumont, onde funciona a escola de pilotos agrícolas. Fundada em 1976 por Laudelino Bernardi, falecido em 2022 e empresa atualmente é administrada por seu filho, Pelópidas Bernardi.

FOTO
Marô Vieira da Cunha e Cláudio Tatsch na sede da Fazenda da Tafona