Cachoeira é declarada capital da formação de pilotos agrícolas e Fazenda da Tafona é reconhecida

Em solenidade nessa segunda-feira, no Palácio Piratini, foi sancionada pelo governador Eduardo Leite a lei de autoria do deputado estadual Cláudio Tatsch que torna Cachoeira do Sul a capital estadual da formação de pilotos agrícolas. O título à cidade é uma homenagem à Aero-agrícola Santos Dumont. A empresa tem uma das três escolas de pilotos agrícolas do Brasil e a única do Rio Grande do Sul, já tendo formado 1.066 pilotos agrícolas de todo o Brasil e até de fora do país.

Junto de sua esposa Roberta Bonamigo, o administrador da Aero-Agrícola Santos Dumont, Pelópidas Bernardi, entregou ao governador Eduardo Leite e ao deputado Cláudio Tatsch uma placa de agradecimento afixada na hélice original de um avião agrícola desativado. O presente está sendo usado na decoração dos gabinetes.

Pelópidas ainda entregou ao governador um relatório com reivindicações de melhorias no Sítio Aeroportuário Comandante Laudelino Bernardi. Os pedidos receberam sinalização positiva para os investimentos, especialmente iluminação noturna.

Na mesma solenidade, outra lei de Cláudio Tatsch foi sancionada, a que reconhece a Fazenda da Tafona como de relevante interesse histórico e turístico do Rio Grande no Sul. Inaugurada em 1813, a Tafona é um memorial da produção de farinha de mandioca nas primeiras décadas dos anos de 1800. O espaço, hoje ponto turístico de Cachoeira, pertence a Marô Vieira da Cunha Silva e Marco Aurélio Schntz.