Trecho duplicado de 13,5 km da BR 290 em Pantano Grande, será entregue dia 25 de julho
A BR-290 ganhará um novo trecho duplicado no próximo dia 25, adicionando 13,5 km de pista entre os quilômetros 214,5 e 228, em Pantano Grande. A obra, inicialmente prevista para abril, foi adiada, mas a nova ponte sobre o Rio Tabatingaí ainda não será entregue.
Este é o segundo trecho duplicado na BR-290; o primeiro foi um quilômetro em Eldorado do Sul. A duplicação total abrange 115 km entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, com 13% já concluído.
Uma segunda liberação ocorrerá em dezembro, com seis quilômetros adicionais entre a ponte do Rio Francisquinho e o km 199. A construção, iniciada em 2014 e prevista para ser concluída em 2017, enfrentou atrasos e foi retomada em 2023.
A duplicação inclui cinco travessias urbanas, 12 pontes e 10 viadutos. A obra está dividida em quatro lotes, dos quais dois estão parados. O DNIT obteve parecer jurídico para retomar os trabalhos, com previsões de retomada para dezembro e setembro deste ano. A conclusão total está projetada para 2028, quase uma década e meia após a data inicial prevista.
A duplicação da BR-290 é crucial para melhorar o tráfego e a segurança na região. A rodovia é um importante eixo de transporte no Rio Grande do Sul, ligando a capital, Porto Alegre, ao interior do Estado e Fronteira Oeste, bem como ao Litoral Norte gaúcho. A conclusão das obras trará benefícios econômicos e logísticos significativos, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
Além disso, a modernização da rodovia deve reduzir os índices de acidentes, oferecendo uma infraestrutura mais adequada para o tráfego intenso de veículos de carga e de passageiros.