Operação Fandango:Justiça investiga esquema de lavagem de dinheiro envolvendo ex-Prefeito e Diretor Jornal
Um processo segue em andamento na 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, em Porto Alegre, sendo um desdobramento da Operação Fandango, realizada em setembro do ano passado em Cachoeira do Sul. Nele, o ex-prefeito José Otávio Germano e o diretor do único jornal impresso da cidade são alvos de um Procedimento Investigatório Criminal, conduzido pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Na ofensiva da Justiça durante a Operação Fandango, o jornal teve seus contratos, empenhos e processos de concorrência apreendidos pela Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).
A investigação em curso tem foco em possíveis crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.
O procedimento tem condução sob responsabilidade do juiz Jaime Freitas da Silva e corre sob segredo de Justiça.
Foram cumpridos mandados de proibição de exercer direta ou indiretamente qualquer espécie de atividade de natureza econômica/financeira com o Poder Público e suspensão dos contratos firmados, que estejam em andamento com o Município de Cachoeira do Sul. As ordens foram expedidas pela Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Na operação, a Justiça buscou mais detalhes sobre a suposta ocorrência de delitos licitatórios, corrupção ativa e passiva, concussão e prática de crimes de responsabilidade. Constam como investigados agentes públicos, privados e empresários envolvidos nas licitações e negociações suspeitas.
Fonte O Correio