Descredenciamento do HCB será temporário

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, o descredenciamento do serviço ambulatorial de Cardiologia do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) será temporário, pelo período de 30 dias.

Neste prazo, os 12 municípios da 8ª Coordenadoria de Saúde deverão apresentar justificativas para a baixa procura pelas consultas do serviço na unidade, que é referência na região[1]. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, informou ao deputado Airton Lima (Podemos) que há uma grande demanda represada na região, com pelo menos 1,5 mil pessoas aguardando consulta com cardiologista.

O HCB teve o descredenciamento do serviço ambulatorial de Cardiologia notificado junto ao programa Assistir, do governo do estado, devido ao descumprimento da meta de atendimentos mensais[1]. Do mínimo de 60 consultas mensais de novos pacientes na unidade, foram registrados em torno de 20 atendimentos.

Conforme o superintendente do HCB, Luciano Morschel, os agendamentos são realizados a partir do Gercon, sistema de regulação do estado. Dessa forma, cabia às secretarias municipais de Saúde dos 12 municípios pertencentes à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde realizar o agendamento dos pacientes. Em caráter provisório, a 8ª CRS assumiu a regulação dos atendimentos, que serão realizados com a dispensa do exame de eletrocardiograma, requisito do sistema anterior, apontado como entrave para os agendamentos.