Cenipa deve concluir nesta segunda-feira (12) a etapa inicial da investigação sobre o acidente aéreo
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), deve finalizar hoje, 12 de agosto, a fase inicial da investigação sobre a queda da aeronave de matrícula PS-VPB, operada pela Voepass Linhas Aéreas, ocorrida em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira, 9 de agosto. Desde então, a FAB está atuando no local do acidente.
Após a conclusão dessa fase inicial, a investigação avançará para a análise de dados, onde serão examinadas as atividades do voo, o ambiente operacional, fatores humanos, além de uma investigação detalhada dos componentes e sistemas da aeronave. A retirada dos destroços será realizada pelo operador da aeronave, após a liberação do Investigador-Encarregado do Cenipa e da autoridade policial responsável.
A Voepass Linhas Aéreas será responsável pela limpeza do local do acidente, visando minimizar impactos ambientais e garantir a segurança e saúde pública. A queda resultou na morte de 62 pessoas, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Os motores da aeronave, que são do modelo turboélice ATR, estão sendo removidos e serão armazenados em São Paulo para análise técnica. As caixas-pretas do voo, que contêm gravações de voz e dados, foram recuperadas e a análise de seu conteúdo deve ser concluída em 30 dias, quando será divulgado um relatório preliminar sobre o acidente.
O Cenipa informou que não houve declaração de emergência por parte da tripulação antes do acidente, e a investigação seguirá protocolos internacionais para garantir a precisão e a segurança das informações coletadas.