Projetos da UFSM/Cachoeira são premiados no 6º Salão de Inovação durante Fenarroz

Na última semana aconteceu, no espaço AgroTec da Fenarroz, o 6º Salão de Inovação – INOVA Cachoeira do Sul, promovido pela Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), UFSM – Cachoeira do Sul e Fenarroz. A mostra competitiva busca o projeto mais criativo e o de maior viabilidade econômica. Ao todo foram 93 projetos inscritos, sendo 30 selecionados para concorrem nas categorias: Graduação; Escolas técnicas e Ensino médio.

Da UFSM, cinco trabalhos foram selecionados: Avaliação de sistemas de resfriamento para placas fotovoltaicas; Caminhos do Patrimônio Cultural e Religioso de Cachoeira do Sul; Energia Sustentável: Gerando Eletricidade com Pastilhas Termoelétricas e Conservando Alimentos; Simuladores de direção como ferramentas estratégicas no planejamento urbano e na integração de veículos autônomos no Brasil; e Sistema de medição da pressão desenvolvida pela língua durante a aplicação de terapia miofuncional orofacial para indivíduos com apneia obstrutiva do sono. Dentro da categoria Graduação, dois projetos da UFSM-CS foram premiados. A premiação ocorreu na quinta-feira, dia 08 de agosto.

O prêmio Originalidade foi para o projeto “Simuladores de direção como ferramentas estratégicas no planejamento urbano e na integração de veículos autônomos no Brasil”, desenvolvido pelo laboratório multidisciplinar do Núcleo de Veículos Autônomos (NVA). O projeto tem como objetivo usar um simulador de direção totalmente imersivo para replicar a cidade de Cachoeira do Sul em ambiente computacional. Dessa forma, será possível realizar simulações pensando na melhoria da mobilidade urbana e da infraestrutura urbana da cidade. “A ideia é podermos dirigir no simulador de direção em uma cidade 100% igual a de Cachoeira do Sul, com todos os seus elementos e equipamentos urbanos. Assim, podemos realizar modificações na cidade e avaliar projetos de melhoria, sem ter o gasto de realizar uma obra física e constatar que não deu certo depois. Ainda, usaremos o simulador para “ensinar” um veículo autônomo a dirigir em Cachoeira. Esse é o primeiro passo para depois termos um veículo autônomo rodando na cidade. Primeiramente é preciso treiná-lo em um ambiente controlado (simulação)”, explica o coordenador do projeto, prof. Felipe Caleffi.

Já o prêmio Viabilidade foi entregue às integrantes do projeto “Caminhos do Patrimônio Cultural e Religioso de Cachoeira do Sul”, coordenado pela professora Maria Luiza Zanatta, com a participação de sete alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo. O projeto visa preservar o patrimônio arquitetônico, cultural e religioso da cidade usando mídias digitais. Através do acesso de um QR Code, o projeto fornece informações sobre locais históricos e acessibilidade para deficientes visuais, além de um mapa interativo para promover o turismo local. Também foram impressos folders sobre edifícios religiosos e educativos. O grupo ainda pretende acrescentar outros prédios aos materiais.

Neste ano, os professores Jocenir Boita e Glauber Quadros, da UFSM-CS, participaram ativamente da organização do evento. Os professores, que também são responsáveis pela Feira de Ciências da UFSM-CS, auxiliaram na organização da seleção dos trabalhos e das avaliações da mostra. A seleção dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão formada por professores da UFSM. Já a avaliação foi realizada por 15 avaliadores, sendo que cada projeto recebeu a avaliação de cinco pessoas. Esses avaliadores eram representantes da UFSM (5); da Educação de Cachoeira do Sul (5) e do Comércio local (5). Os professores Jocenir e Glauber ainda ficarão responsáveis pela publicação de um e-book dos trabalhos selecionados para o Salão.