Corsan instala equipamentos para monitoramento das redes de água em 17 municípios

A Corsan concluiu nessa quarta-feira, 28, a instalação de equipamentos que irão medir a pressão das redes de distribuição de água de 17 cidades da Região Central. Ao todo, foram instalados 103 dataloggers em pontos estratégicos dos municípios. Em setembro, outros seis serão instalados em Cachoeira do Sul.

O aparelho é usado para fazer registros de alta precisão e é capaz de detectar antecipadamente alguma anomalia no sistema de abastecimento. Com o acessório, as equipes conseguem averiguar, em tempo real, via sistema automatizado, como está o fornecimento de água em determinada região. Esse monitoramento permanente possibilita que as equipes sejam mobilizadas rapidamente. A instalação é feita no quadro de entrada do consumidor e não acarreta nenhum custo adicional para o cliente.

O equipamento também auxilia a equipe técnica da Corsan a elaborar projetos cada vez mais assertivos ao disponibilizar dados para planejar e executar as ações. Com os dataloggers é possível acompanhar a pressão em diferentes dias e horários nos locais onde estão instalados, incluindo informações quanto à demanda em horários específicos, possibilitando que a equipe saiba os horários de maior consumo e os locais que precisam de mais ou menos pressão. Além disso, esses dados irão embasar o desenvolvimento de projetos a fim de tornar a distribuição de água cada vez mais eficiente.

A instalação faz parte das ações do Programa de Combate às Perdas de Água, desenvolvido pela Corsan. O objetivo é evitar o desperdício causado por vazamentos nas redes, entre outros motivos que podem provocar perdas, além de interrupções de abastecimento.

Veja as cidades onde os dispositivos de medição de pressão foram instalados:

Santa Cruz do Sul: 20

Rio Pardo: 4

Venâncio Aires: 7

Santa Maria: 26

Tupanciretã: 3

Júlio de Castilhos: 3

Itaara: 3

Pinhal Grande: 3

São Pedro do Sul: 3

Faxinal do Soturno: 3

Agudo: 3

São Sepé: 3

Restinga: 3

Candelária: 3

Cachoeira do Sul: 10

Barros Cassal: 3

Sobradinho: 3