Câmara temática será criada para reduzir mortes no trânsito do RS

Foi definida, em reunião de órgãos de trânsito que atuam no Rio Grande do Sul na terça-feira (24/9), a criação de uma câmara temática permanente para atuar como um fórum de assessoramento especializado visando reduzir o número de mortes e lesões no trânsito no Estado. O encontro ocorreu no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.

Números da sinistralidade no período pós-enchentes, tanto na capital como no geral do Rio Grande do Sul, vinham preocupando as autoridades, que decidiram criar a Câmara Temática Permanente de Contenção da Sinistralidade no Trânsito do RS. O órgão coordenará ações para retomar a tendência de queda registrada nos últimos treze anos no Estado.

A câmara funcionará no âmbito do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) e será composta por 26 conselheiros e seus suplentes. Vai, ainda, agregar órgãos, entidades e representantes da sociedade civil. “Precisamos entender as causas dos acidentes para propor novas ações e projetos”, explicou o presidente do Cetran/RS, Enio Bacci.

O evento foi promovido pela pelo Cetran/RS, em parceria com Famurs, Núcleo Universitário Interdisciplinar de Trânsito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nuitran), DetranRS e Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegere (EPTC/POA).

Cenário do RS 

Dados trazidos pelo DetranRS mostram o maior número de mortes no trânsito no Estado desde 2017, comparando os períodos de janeiro a agosto. Se mantida a tendência de ascensão, o Rio Grande do Sul vai reverter a linha de queda que vem desde 2011, quando se engajou na Década de Ação pela Segurança no Trânsito e conquistou resultados históricos – inclusive atingindo a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito ao longo da década.

Segundo o assessor técnico do DetranRS Jaimar Monteiro, os sinistros acontecem mais à noite, e a principal preocupação são os motociclistas, muitos deles sem habilitação.