Estado habilita Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista em Cachoeira
A Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, esteve em Cachoeira do Sul nesta segunda-feira (21) para o ato de assinatura da Portaria SES 638/2024, que habilita o município de Cachoeira do Sul a receber recurso estadual para a implantação e funcionamento dos serviços do Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com isso, Cachoeira do Sul fica habilitada a receber o repasse mensal de R$ 30 mil do Governo do Estado, transferido do Fundo Estadual da Saúde para o Fundo Municipal da Saúde, para aplicação no custeio mensal da prestação de serviços.
A instituição executora do serviço será a Associação Municipal dos Autistas de Cachoeira do Sul (AMA), que teve sua proposta técnica aprovada em setembro de 2023. A Prefeitura de Cachoeira do Sul também é parte deste processo, trabalhando junto com a AMA na conquista do serviço e agora como fiscalizadora da execução dele.
COMITIVA – Uma comitiva de Cachoeira do Sul esteve em Porto Alegre em meados do mês de setembro para tratar deste projeto, que há tempos estava protocolado na Secretaria Estadual da Saúde e aguardava liberação. O encontro com Arita foi intermediado pela prefeita Angela Schuh, após um pedido de auxílio feito pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPCD) e pela AMA.
O CRR é um serviço que oferece capacitação e matriciamento para os 12 municípios da 8ª CRS, além de atendimento técnico especializado para casos graves de autismo encaminhados pelos pontos focais do sistema de matriciamento. O CRR fortalece as redes de saúde, educação e assistência social, qualificando as equipes de cada município. O serviço será implantado em uma sala na Ulbra/Cachoeira. O local ainda passará por uma visita técnica para receber o recurso e entrar em funcionamento.
Ato trouxe três deputados a Cachoeira do Sul
O ato de assinatura da portaria que habilita Cachoeira a receber o CRR aconteceu na 8ª Coordenadoria Regional de Saúde e foi prestigiado ainda por três deputados estaduais: Cláudio Tatsch, Edivilson Brum e o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, ainda a prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuh e o prefeito eleito, Leandro Balardin.
O deputado Cláudio anunciou que os três deputados, durante o evento, definiram que trabalharão agora por um projeto de lei que transforme o Teacolhe em um Programa de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
Arita, em sua fala, afirmou que o Governo do Estado implantará em 2025 mais 30 unidades do Centro de Atendimento em Saúde (CAS), e uma dessas unidades deve vir para o município, completando assim a rede de atendimento regional. O CAS atuará diretamente com terapias para autistas, através de uma equipe médica e multidisciplinar, com atendimentos gerenciados pelo Sistema de Regulação de Consultas Especializadas do SUS (Gercon).
O que disseram durante o ato:
“O Governo Eduardo Leite tem um olhar diferenciado para as famílias atípicas e trata com prioridade e qualidade o atendimento em TEA”.
Arita Bergmann, Secretária Estadual de Saúde
“Ampliar e qualificar o atendimento às crianças com TEA é sempre motivo de muita alegria para todos que se envolvem com esse assunto. Há quatro anos começamos a pensar melhor neste tema, que não era difundido e nem tinha serviços especializados no Município. Unimos esforços com várias entidades, tivemos a secretária Arita como parceira e hoje conquistamos mais essa vitória”.
Angela Schuh, prefeita de Cachoeira do Sul
“Nestes dois anos, nunca imaginei que daríamos este passo tão importante. Sempre trabalhamos muito, mas vamos trabalhar mais ainda para levar esse projeto adiante”.
Bruna Azevedo, presidente da AMA