TeAcolhe Macrorregional completa três anos de atividades em Cachoeira
Um evento organizado nesta terça-feira (05/11), nas dependências da Murano Eventos, marcou a comemoração pelos três anos de atividades do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TeAcolhe) em Cachoeira do Sul. A unidade aberta em 2021 numa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal cuida da retaguarda técnica-assistencial e do suporte técnico-pedagógico às equipes dos 62 municípios que compõem a Macrorregião Vales, utilizando a estratégia de matriciamento e capacitação das redes de atendimento a este público específico nas áreas da saúde, educação e assistência social. A programação iniciou pela manhã e seguiu durante toda a tarde, com abertura solene acompanhada por autoridades regionais, pela prefeita Angela Schumacher Schuh, secretários municipais, representantes de entidades ligadas à causa autista e profissionais das equipes que atuam nas cidades da região atendida pela unidade.
Entre os temas abordados no encontro estiveram o papel da rede de proteção social no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que trata de um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas com um indivíduo, uma família ou um grupo para discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. O destaque do evento foi a fala inclusiva do Diretor-Presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Marquinho Lang. Na sua participação, ele abordou a relevância da conscientização acerca do transtorno na sociedade e liderou a entrega das carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista a serem distribuídas pela rede.
FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
“Mais que a comemoração pelo terceiro aniversário, este evento reafirma o nosso compromisso com o fortalecimento de políticas públicas que representam um avanço na inclusão e no cuidado com a saúde da nossa comunidade, com vistas a um futuro cada vez mais acolhedor e humanizado“, destacou a coordenadora da Macrorregional TeAcolhe, professora Daniela Von Rohr. O TeAcolhe é um programa que integra a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e, desde a conquista da unidade, Cachoeira do Sul passou a ser referência no assunto para a macrorregião, onde operam 3 Centros Regionais de Referência (CRRs) localizados no Vale do Rio Pardo, no Vale da Luz e no Vale das Montanhas e outros 2 Centros de Atendimento em Saúde (CASs), atuando em Caçapava do Sul e Bom Retiro do Sul.
São estes centros (CRRs ou CASs), explica a coordenadora, que fazem os atendimentos e acompanhamentos diretos às pessoas com autismo, nos casos graves, severos e refratários da região de saúde de referência. O Centro Vales sediado no município atua na qualificação técnica dos profissionais que integram a rede, na horizontalização do atendimento multiprofissional integrado, além de buscar a sensibilização da sociedade quanto a inclusão da pessoa com autismo e sua família, tanto intra quanto intersetorial das áreas prioritárias de assistência social, educação e saúde. A macrorregional, portanto, foca sua ação no planejamento, com formações continuadas para equipes de monitores, capacitação e formação para os públicos da educação; para professores da educação infantil, creches e pré-escolas, bem como formação para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na área da saúde, por sua vez, a Macrorregional atua em Cachoeira do Sul na capacitação de todas as unidades básicas e das equipes que atuam no atendimento especializado como CAPS i, Ambulatório Vida e Assistência Social. Também promove formações para órgãos como SAMU, Brigada Militar e formações on-line para todos os profissionais da Macrorregião.
ORGULHO DE SER REFERÊNCIA
Com a conquista do centro de referência pela Associação Municipal dos Autistas (homologado mês passado pelo Governo do Estado), Cachoeira do Sul passará a contar com atendimento clínico especializado aos casos de autismo severos, graves e refratários. “Nosso município detém um dos oito centros macrorregionais do Estado em transtorno do espectro autista e precisa ter orgulho de ser referência na causa”, destaca a prefeita Angela Schuh, ao salientar que a secretária de Estado Arita Bergmann recentemente anunciou também a criação na cidade de um Centro de Assistência em Saúde (CAS) do TeAcolhe.
MACRORREGIONAL 3 ANOS
Sede na Rua 7 de Setembro, 440 – Centro
Contato: 9 9679-5476
Principais atribuições:
* Formações técnicas presenciais nas áreas de saúde, assistência social e educação
* Formações on-line à equipe técnica e comunidade
* Matriciamento técnico e pedagógico com as redes
* Reuniões sistemáticas das equipes
* Acolhimentos e atendimentos na área da saúde (portadores de TEA e famílias)
* Formações voltadas exclusivamente à sociedade civil
* Criação de uma acervo de livros para facilitar o acesso da comunidade à informações claras e verídicas sobre o tema TEA