300 contêineres de lixo estão sendo colocados em novos pontos de Cachoeira
A coleta mecanizada de resíduos residenciais urbanos está ganhando o reforço de 300 novos contêineres em Cachoeira do Sul. A Conesul segue realizando o serviço de coleta, após vencer a licitação realizada em outubro.
Desde o dia 1º de novembro, a empresa realiza as instalações das novas unidades no Universitário, Noêmia, Fátima, Tibiriçá e Medianeira. Os bairros, que tinham coleta manual com garis, passam agora a ter cobertura da coleta mecanizada. Após a instalação, a Conesul fará um trabalho de divulgação com os moradores, com um período de adaptação de cerca de 30 dias. Neste período, será mantida a coleta manual, assim como a mecanizada. Após, apenas a coleta com o caminhão será realizada e as lixeiras serão retiradas.
Saem os verdes e entram os brancos – Além da instalação dos 300 novos contêineres brancos, os outros 550 que estão nas ruas serão substituídos por unidades novas, também na cor branca. A solicitação da Secretaria de Meio Ambiente para a substituição dos antigos se deu pelo fato dos mesmos estarem danificados pelo uso.
Colaboração da comunidade – Logo após a instalação de um container novo no Bairro Fátima, o Meio Ambiente flagrou uma cena que é comum, mas que não deveria acontecer. Um sofá foi descartado no container, fato que pode danificar o depósito, além de causar transtorno para equipe da Conesul.
Os contêineres devem ser usados exclusivamente para descarte de resíduos residenciais, que devem estar bem acondicionados em sacolas ou sacos de lixo. Descartes irregulares podem causar multas que vão de 1 a 100 URMs.