UFSM promove Workshop sobre Planejamento Urbano e estreita laços com o poder público de Cachoeira
O campus da UFSM em Cachoeira do Sul promoveu, na quinta-feira(28), o Workshop sobre Planejamento Urbano, para apresentar potenciais parcerias entre o poder público e a Universidade. A atividade reuniu representantes da universidade, do poder público municipal e membros do legislativo eleito para o próximo mandato, com o objetivo de mostrar como o campus da UFSM em Cachoeira do Sul pode auxiliar o poder público a trazer melhorias para o Município.
O evento, conduzido pela professora Vanessa Alves, coordenadora do curso de Engenharia de Transportes e Logística, contou com a presença do reitor da UFSM, Luciano Schuch, do diretor do campus, Anderson Dal Molin, além de professores e técnicos administrativos. Pelo lado do poder público, participaram o prefeito eleito, Leandro Balardin, a vice-prefeita eleita, Dulce Lopes, futuros secretários de governo e vereadores que assumirão seus mandatos entre 2025 e 2028.
Na abertura, Anderson Dal Molin apresentou um panorama geral dos cursos ofertados no campus de Cachoeira do Sul e destacou a importância de parcerias com o executivo e legislativo municipais. Em seguida, o reitor Luciano Schuch abordou dados da universidade, orçamento, projetos e o papel estratégico da instituição para a região. “A pesquisa precisa chegar à população para cumprir seu papel social”, afirmou.
O prefeito eleito, Leandro Balardin, destacou a relevância da UFSM para o município e reiterou seu compromisso com a plena implementação do campus. Já o vereador Felipe Faller, destacou que já estudou no campus da UFSM em Cachoeira do Sul e colocou o legislativo à disposição para apoiar iniciativas que aproximem a universidade da comunidade. A vice-prefeita, Dulce Lopes, que participou do movimento para trazer a UFSM à cidade, reafirmou seu compromisso com o campus. Esse compromisso foi reiterado por todos os presentes ao longo do evento.
Parcerias e projetos para o futuro
Durante o evento, professores da UFSM apresentaram suas áreas de atuação e possibilidades de colaboração com o município. Entre os projetos já realizados, destacaram-se o estudo para a Rotatória das Cinco Esquinas; o Plano de Mobilidade Urbana; o projeto de modernização da iluminação pública, que trouxe maior eficiência e economia para o município; a limpeza e manutenção de equipamentos eletrônicos da população afetada pelas enchentes de Maio; além de uma série de estudos e análises que já foram e estão sendo realizadas.
O evento também explorou potenciais áreas de colaboração, como drenagem urbana, gestão de resíduos sólidos, melhorias na infraestrutura viária e na atualização do sistema elétrico de espaços públicos, incluindo escolas e postos de saúde, entre outras possibilidades. Também foram discutidas possibilidades de oferecer cursos de aperfeiçoamento voltados para a comunidade, fortalecendo as parcerias entre a Universidade e o Município.
Durante a apresentação também se explicou como podem ser realizadas essas parcerias. Alguns projetos podem ser desenvolvidos dentro de disciplinas regulares ou através de atividades extracurriculares. Também é possível oferecer assessoria técnica e viabilizar acordos de cooperação entre a Universidade e o Município. Também foi discutido com os presentes as possibilidades de busca por recursos para viabilizar as iniciativas, como o uso de fundos setoriais para financiar projetos.
Este evento foi visto como um passo importante para o crescimento da colaboração entre o UFSM e o Município, em busca de projetos que melhoram a qualidade de vida e impulsionam o desenvolvimento, gerando benefícios concretos para Cachoeira do Sul e região.